Ao fazermos uma compra parcelada, é importante sempre verificar os juros do cartão, boleto ou carnê utilizados. Muitas vezes, optamos por parcelar valores que poderiam ser pagos de uma só vez, contudo, acabamos pagando a mais e, em alguns casos, o preço pode até triplicar. Cada instituição tem as suas regras de juros e como eles funcionam. Enquanto algumas não cobram taxas até um certo número de parcelas, outras cobram juros dentro do permitido e algumas cobram valores de Juros Abusivos além do estipulado pelo Banco Central.
E como saber se você está nessa situação, pagando mais do que deve? Separamos alguns pontos que devem ser observados em diferentes situações para garantir que você não pague além do necessário. Confira abaixo e fique de olho!
Taxas de cartão: a maneira mais comum de pagar juros
Cada operadora possui uma regulamentação e ela vem explicada junto com o seu respectivo cartão quando você aceita aquele crédito. Leia atentamente para não ter surpresas caso o pagamento fique atrasado. Faça as contas e, sempre que possível, evite pagar o mínimo.
Se você perceber que o valor fica muito maior com os juros praticados pela operadora, converse com a empresa responsável ou cancele o cartão. Os juros de cartão de crédito estão cada vez mais altos e é preciso atenção e disciplina para não deixá-lo sair do controle.
Cheque especial: uso descontrolado pode resultar em juros abusivos
Assim como o cartão de crédito, cada banco tem a sua regra em relação ao LIS mais conhecido como Cheque especial. Entendemos que algumas vezes é impossível não ficar no vermelho, principalmente com as contas de começo de ano. Por isso, sempre fique atento à porcentagem dos juros que é cobrado pelo o seu uso, para que eles não se transformem em Juros Abusivos.
Converse com o gerente do banco para reverter a situação o mais rápido possível. Assim como o cartão de crédito, os juros podem se tornar abusivos com o tempo. Observe e verifique o seu extrato bancário, de preferência a cada 15 dias para ver se não está sendo cobrado nenhuma taxa a mais do que o contratado.
Outros grandes responsáveis por limar o orçamento do brasileiro com Juros Abusivos são os carnês de lojas. Muitas pessoas o enxergam como a possibilidade de adquirir móveis, eletrodomésticos ou até veículos novos. Porém, é preciso calcular exatamente o quanto será aumentado no valor com os juros cobrados no carnê. Algumas pessoas passam por situações onde pagam o triplo do valor do bem comprado justamente por não lerem o contrato ou ficarem tão animadas com a possibilidade de compra que não se atentam. Converse com o vendedor, veja a taxa cobrada pela loja e qual é a melhor forma de pagamento.
Muitas vezes o pagamento a vista é muito mais vantajoso e ainda pode trazer descontos. Os Juros Abusivos também podem ser cobrados na hora de comprar uma casa, por exemplo. Por isso, se você não conhece termos jurídicos ou tem dificuldades de negociação, procure uma consultoria jurídica para lhe auxiliar. Eles garantirão que seus direitos sejam respeitos, além de verificarem se a taxa de juros cobrada não está acima do permitido.
Se você financiou um veículo e está tendo dificuldades para quitá-lo por conta dos Juros Abusivos, ou possuí dívidas que sujaram seu nome por causa deles, não se preocupe. OBomAcordo.com tem a solução ideal para este tipo de problema. Com mais de 27 anos de experiência no mercado nacional, OBomAcordo.com tem como especialidade resolução de problemas de Nome Sujo com Reabilitação de Créditos e Renegociação de Débitos em moldes assertivos que lhe permite Quitar as Dívidas pagando os menores valores com a exclusão de Juros Abusivos e Taxar Irregulares.
Portanto, não perca mais tempo. Converse agora mesmo com um de nossos atendentes por meio de nossas redes sociais ou Facebook clicando aqui e acesse nosso site para conhecer melhor os nossos produtos e fazer uma simulação gratuita para descobrir o quanto você economizará contratando os nossos serviços. Então, o que achou das nossas dicas para descobrir se está pagando juros abusivos? A ajuda de um profissional pode garantir uma compra muito mais tranquila do que o esperado…