Anunciantes gastam bilhões de reais todos os anos para nos convencer de que o simples fato de comprar, independente de qual seja o produto, pode nos fazer sentir pessoas de sucesso, nos tirar do tédio, nos ajudar a atrair o sexo oposto, enfim, uma gama de benefícios, o que torna muito difícil controlar os gastos.
Esse consumismo exacerbado já é parte da cultura do Brasil, e tal hábito foi importado de um dos povos mais consumistas do mundo: os norte-americanos. Passeios em shoppings e comer em fast foods são alguns dos hábitos adotados pelos brasileiros e que contribuem para aumentar o valor da fatura dos cartões de crédito, por exemplo.
No artigo de hoje daremos algumas dicas de como controlar os gastos, reduzir as dívidas e analisar onde mora o perigo!
Evite compras por impulso
Uma forma de controlar os gastos e reduzir as dívidas é evitando as compras por impulso. E isso não significa apenas que você deve evitar a compra de doces na fila do caixa no supermercado. Sempre que estiver em uma loja e de repente surgir àquela vontade imensa de adquirir algo que você não precise, não compre! Espere pelo menos 24 horas, ou mais, antes de tomar uma decisão sobre a compra do produto.
Muitas vezes, você vai perder a vontade de comprar logo que você sair da loja. Se depois de 24 horas você ainda realmente desejar comprar aquele produto, mas uma voz interior lhe diz que você não precisa ou não pode pagar, tente adiar a compra para que possa pensar mais sobre a decisão. Essa é uma forma muito eficiente de evitar compras desnecessárias e se manter no comando para controlar os gastos e reduzir as dívidas.
Pague suas compras em dinheiro
O uso de cartão de crédito se tornou um hábito muito frequente entre os brasileiros. Porém, essa é uma armadilha muito perigosa, pois com ele as pessoas têm a sensação de poder gastar dinheiro que não possuem. Para quebrar o hábito de usar o cartão de crédito em suas compras, guarde-o em casa apenas para uma emergência.
Tente fazer todas as suas compras à vista, pois, assim irá gastar o dinheiro que realmente tem e evitará pagar os juros exorbitantes das operadoras de cartão de crédito. Continue adotando esse hábito, assim, chegará um momento em que você fará isso naturalmente e aprenderá a passar todo o mês sem gastar com o cartão de crédito.
Faça um planejamento financeiro para controlar os gastos
Fazendo um plano para controlar os gastos e reduzir as dívidas você terá o poder de decidir como vai gastar o seu dinheiro. Comece anotando todas as suas despesas mensais. Assim, você terá uma visão ampla de como está gastando seu dinheiro. Você pode não perceber que está gastando mais de 300 reais por mês comendo fora de casa, por exemplo, se você não anotar seus gastos.
Com um plano em mãos, é mais fácil você fazer ajustes em diferentes tipos de despesas, de modo que você gaste seu dinheiro no que seja mais importante.
Aprenda a poupar
Guardar algum dinheiro por um período de três a seis meses é a melhor maneira de
evitar despesas indesejadas e não planejadas no cartão de crédito. Comece com qualquer quantidade e você vai se surpreender com o resultado. Faça disso uma prioridade e guarde uma parte de seu pagamento todos os meses em uma conta poupança.
Uma forma imperceptível de fazer isso é ter o dinheiro deduzido diretamente do seu contracheque. Você nem vai perceber que está controlando os gastos e reduzindo as dívidas com essa prática simples. As dicas dadas neste artigo são maneiras simples de controlar os gastos e reduzir as dívidas que podem ajudar muito bem lhe ajudar a ter uma vida financeira mais equilibrada.
Preste atenção no que você está pagando
Muitos não sabem mas, em operações de financiamento, bancos e financeiras costumam incluir, dentro de suas inúmeras tarifas, diversas cobranças ilegais como Taxas Irregulares e valores de Juros Abusivos. Estas tarifações existem apenas para elevar ainda mais o custo de toda operação e aumentar os lucros do banco que, no final das contas, saem do bolso do próprio cliente.
Neste caso, o melhor a fazer é contar com auxílio de especialistas que possam te dar todo o suporte técnico necessário. No OBomAcordo.com você conta com a ajuda de uma equipe de profissionais exímios que analisarão minuciosamente o contrato de financiamento do seu veículo para eliminar todas essas cobranças irregulares e ainda solicitar uma compensação, em forma de desconto, nos valores vigentes do acordo, proporcionando-o a oportunidade de Quitar o Financiamento pelo menor valor.
Portanto, se você está passando por isso, não perca mais tempo! Acesse nosso site oficial clicando aqui e veja quanto você pode economizar com nossa ferramenta de simulação gratuita. Se preferir, entre em contato com um de nossos especialistas por meio de nossas redes sociais ou Facebook. Estamos sempre a postos para lhe atender.