Guia definitivo para fugir de vez dos juros abusivos

As taxas de juros elevadas para financiamentos veiculares e empréstimos são um dos piores problemas enfrentados pelos consumidores brasileiro. As compras a prazo sempre envolvem acréscimo de Juros Abusivos que, ao final de tudo, podem tornar o produto ou serviço comprado bem mais caro que o habitual. Além disso, muitas empresas aproveitam-se da situação para cobrar, junto com os Juros Abusivos Tarifas Excessivas e Taxas Irregulares foras das permitidas pelo Banco Central do Brasil e que servem apenas para aumentarem os lucros dos credores da operação.

Pensando sempre no bem do consumidor, nós do blog OBomAcordo.com separamos este artigo para ajudar você a identificar se no financiamento do seu veículo existem irregularidades e também ensinaremos a melhor maneira para se livrar destas. Cobranças Abusivas de uma vez por todas.

 

Como saber se há juros abusivos?

A justiça determina que as taxas de juros cobradas nas transações de financiamentos devem acompanhar a taxa média de juros estipuladas pelo Banco Central, e que são mensalmente publicadas em seu site. Ou seja, em operações de financiamentos, deve ser respeitado o percentual vigente na data de assinatura do contrato. Neste caso, este teto é estipulado exatamente para diminuir as operações com cobranças de Juros Abusivos. No caso de financiamento de veículos os juros são, geralmente, menores que os juros para empréstimo pessoal.

 

Como saber se existem Taxas Irregulares?

O Banco Central do Brasil, que é o órgão controlador de regras de operações para todos os bancos do país, determina uma lista de taxas que podem ser cobradas em financiamentos de veículos. O que significa que qualquer taxa presente no acordo que não esteja incluída neste rol, é uma cobrança irregular e tanto pode, como deve, ser excluída do acordo de financiamento.

Algumas das Taxas Irregulares que mais são usadas nessas atividades de crédito são:

  • Abertura de crédito (TAC);
  • Emissão de boleto;
  • Avaliação de bens e serviços de terceiros.

 

Ilegalidade da cobrança da “comissão de permanência”

A cobrança da “comissão de permanência” de consumidor inadimplente também é considerada ilegal quando cumulada com correção monetária, multa contratual e juros moratórios. Se você encontrou esta cobrança em seu contrato ou foi cobrada de você em algum momento, é sinal que a sua operadora praticou abusividades e você tanto pode, como deve, solicitar a exclusão e o ressarcimento de tais cobranças.

 

Resolvendo problemas de taxas ilegais

Em alguns casos é possível ser ressarcido em até o dobro do valor pelas cobranças ilegais conforme determina o Código de Defesa do Consumidor em seu artigo 42. Se as operações estiverem em andamento, a Justiça obriga que se descontem os valores das taxas e que as parcelas sejam recalculadas. Qualquer pessoa pode solicitar a revisão contratual por conta própria, contudo, este tipo de ação pode demorar meses e até anos para ser resolvida por conta da morosidade do sistema jurídico brasileiro.

O importante é que esteja ciente de seus direitos – e descubra direitinho como distinguir o que é legal daquilo que não é. Daí a importância de ler o contrato e contar com a ajuda de pessoas especializadas, tanto para a leitura do contrato quanto para intermediar as dívidas pendentes.

No OBomAcordo.com você encontra estes profissionais especialistas que identificarão todas as Taxas Irregulares e valores de Juros Abusivos com intuito de Reduzir o Valor das Parcelas com a eliminação e o ressarcimento do montante cobrado indevidamente.Como sabemos de todo o problema burocrático do sistema jurídico nacional, optamos por realizar Mediações Extra Judiciais que, por ser fora do âmbito jurídico, são resolvidas em menor tempo, garantindo assim maior economia para nossos contratantes.

Você está com dúvidas que possa mesmo existir cobranças indevidas no seu contrato de financiamento? Use nossa ferramenta e faça agora mesmo uma simulação gratuita e descubra o quanto você economizará com os serviços do OBomAcordo.com. Se preferir, entre em contato com um de nossos profissionais por meio de nossas redes sociais ou Facebook. Estamos a postos para solucionar qualquer dúvida que você possa vir a ter.

 

 

 

Deixe um comentário