O score é usado por muitas empresas, desde bancos e outras instituições financeiras, para fazer negócios com pessoas físicas e ele em uma relação direta com o endividamento e a inadimplência.
Mesmo hoje em dia parecendo algo comum, cuidar em manter um bom score ainda pode ser uma dificuldade. Muita gente não sabe muito bem como funciona e nem como fazer isso, ou como ele é utilizado por empresas e quais as suas vantagens e desvantagens. Hoje, você irá conhecer mais a respeito da pontuação de crédito, e dessa forma, você vai saber como aumentar os seus pontos e conseguir com maior facilidade aquele cartão de crédito ou a liberação de um empréstimo.
É extremamente importante entender como funciona esse sistema, dessa forma, quando você precisar de serviço financeiro, você poderá consultar o seu score para saber como ele está e o que vai ser possível conseguir com ele. Caso a situação dele não esteja muito agradável, com algumas práticas financeiras é possível reverter essa situação.
O que é score?
Resumidamente, o score é um sistema de pontuação que avalia o comportamento financeiro da pessoa, isso quer dizer que essa pontuação pode mostrar se se a pessoa é boa para pagar dívidas e contas em dia, ou então não tem um bom histórico nesse assunto. A pontuação do score varia de 0 a 1.000 e ela costuma mudar ao longo do tempo, de acordo com seus hábitos. Quanto mais perto de 1.000 estiver, melhor, isso pode significar que você é um bom pagador.
Você deve estar se perguntando por quem é calculada essa pontuação. É calculada por algumas empresas que são chamadas de birôs de crédito (um tipo de empresa que mostra o histórico de pagamento). O score tem como objetivo indicar o grau de confiança que os bancos podem ter em alguém no momento de aceitar um pedido de empréstimo ou liberar um cartão de crédito.
Score Baixo
Se a pessoa está com algum boleto em atraso, não tem o costume de pagar as contas em dia, ou então está com o nome sujo, pode ter certeza que o score está baixo nos birôs. Quando se encaixa nos principais fatores para fazer com que o crédito caia, é inevitável que isso não aconteça.
Quem tem um score baixo pode não apenas ter mais dificuldade para conseguir um empréstimo, mas, quando conseguir, tende a pagar juros mais altos, por exemplo, mas não significa que tenha que pagar além do permitido, cobranças de juros excessivos é uma prática considerada indevida.
Como saber qual é a sua pontuação de score de crédito?
Isso é bem simples e rápido. Dá para consultar a pontuação do seu histórico financeiro nessa lista que colocaremos abaixo:
- Boa Vista;
- Quod;
- Serasa;
- SPC Brasil;
Para conseguir realizar a consulta você precisará fazer um cadastro e informar alguns dos seus dados pessoais. Após isso, será possível ter acesso de maneira totalmente gratuita ao score de crédito.
Por que empresas consultam o Score?
O objetivo dessas empresas é terem mais informações na hora de analisar o risco de oferecer crédito para o cliente. Isso vale tanto para bancos como operadoras de cartão. As empresas contratam o serviço de consulta do Serasa para ter acesso a essas informações. Não são apenas instituições financeiras que podem consultar, até mesmo uma empresa que esteja pensando em te contratar pode achar interessante consultar seu histórico financeiro, isso é muito comum.
Quem pode consultar meu score? Veja alguns exemplos:
- Bancos e instituições financeiras;
- Construtoras e imobiliárias;
- Operadoras de internet e telefonia;
- Empresas em geral
- Lojas de departamento;
- Financiamentos estudantis.
- Seguradoras de automóveis;
O que fazer para aumentar a pontuação?
A melhor forma de melhorar seu Score é sempre pagar as contas em dia conforme já mencionamos. Os atrasos podem fazer com que a pontuação fique menor e caia cada vez mais. Outra opção é quitar suas dívidas, que além de ser benéfico para você, pode te ajudar futuramente caso deseje pedir empréstimos para dar entrada em algo ou então solicitar um financiamento. Uma terceira opção para fazer seu score subir é antecipar faturas, isso ajuda muito.
Cada pontuação indica um risco:
- Até 300 pontos: alto risco de inadimplência;
- Entre 300 e 700: risco médio de inadimplência;
- Acima de 700: risco baixo.
Afinal, como o score pode impactar na minha vida?
Como mencionamos, o score baixo pode impactar de diversas formas e impedir de realizar até alguns sonhos pessoais. Mas listamos algumas formas que pode te prejudicar:
- Você pode encontrar problemas para abrir uma conta no banco ou conseguir um novo cartão de crédito em seu nome;
- Sabe o grande sonho da casa própria? Ou então ter seu tão sonhado carro, isso pode ser negado;
- Pode ter dificuldades de conseguir um empréstimo e, mesmo que consiga, terá que pagar juros bem altos conforme já mencionamos;
- O lado ruim de não conseguir solicitar cartão de crédito em seu nome, é que terá que fazer as compras à vista, o que muitas vezes dependendo da sua renda e contas fixas do mês acaba não sobrando verba para isso;
- E por último, mas não menos importante, pode até ser negado em um emprego!
Bom, deu para perceber que de várias formas pode ser bem prejudicial ter um score baixo. Mas dependendo do seu problema nós podemos te ajudar.
Caso esteja precisando de ajuda em algum financiamento e esteja preso em alguma dívida, queremos te lembrar que somos especialistas nesse assunto.
No OBomAcordo.com você encontra profissionais peritos que farão uma análise minuciosa no seu contrato com intuito de eliminar essas cobranças indevidas e reduzir as parcelas do financiamento do seu veículo.
Você pode fazer agora mesmo uma simulação gratuita acessando o nosso site e descobrir, dentro de poucos instantes, o quanto pode ser reduzido dos seus valores em aberto. Se preferir, entre em contato com um de nossos consultores por meio de nossas redes sociais e Facebook, estamos sempre dispostos para te ajudar.