O extrato bancário é um tipo de documento em papel ou até mesmo digital que o cliente dono da conta corrente possui para conferir as suas movimentações que foram realizadas, tanto entradas como saídas da conta.
É um documento muito utilizado no dia a dia da maioria das pessoas. Através dele você consegue criar algumas estratégias para conseguir manter suas finanças em dia. Mas, além disso nada melhor do que criar bons hábitos financeiros que ajudam no final do mês.
Visando isso, pensamos nos principais tópicos para escrever no decorrer desse conteúdo e te ajudar a ficar com saldo positivo na sua conta.
O que é extrato bancário?
Assim como explicamos acima, o extrato bancário se trata de um documento no qual mostra sua movimentação realizada na sua conta. Contudo, você pode selecionar o período que deseja visualizar, caso tenha algum específico.
Ou seja, você consegue visualizar toda a movimentação financeira que foi feita na sua conta desde a data de abertura da conta. Você pode por exemplo comparar extrato bancário de anos anteriores, dessa maneira será possível avaliar como evoluiu a sua capacidade de economizar dinheiro ou se a situação é mais difícil do que imagina e o descontrole financeiro só aumenta.
Quais são os tipos ?
Existe mais de um tipo de extrato bancário. Mas fique tranquilo, vamos explicar quais são disponibilizados pelas instituições financeiras.
Os principais tipos de extrato de movimentação bancária são:
- Comum;
- Mensal consolidado;
- Anual consolidado.
· Extrato Comum
Esse é o tipo assim como já explica o nome mais “comum” de extrato. O indivíduo pode escolher desde períodos de vários anos ou algum mês específico.
· Mensal consolidado
Nesta opção constam todas as operações e transações que foram realizadas durante um mês vigente. Além disso, o extrato mensal pode ser utilizado no momento de fazer declarações de imposto de renda para a pessoa física ou comprovação de renda.
· Anual consolidado
Já no extrato consolidado se trata de um documento que reúne todas as movimentações do cliente dentro do período de um ano fiscal. Esse já trata de uma solicitação específica para a declaração anual de imposto de renda.
O que significam as siglas e códigos que constam no extrato?
Se não está muito familiarizado com o extrato bancário ele pode trazer diversas dúvidas sobre algumas siglas que podem constar no documento. Para um melhor entendimento de cada tarifa que pode constar, confira abaixo as informações representadas por cada sigla.
Entre os principais códigos e siglas que constam em extratos bancários, estão:
- C: crédito, entrada na conta;
- D: débito, valores descontados;
- C/C: conta corrente;
- Dep. Ch.: Depósitos através de cheques;
- TB: transferência bancárias;
- TEDs, DOCs e PIX: principais categorias de transferências;
- IOF: Imposto sobre Operações Financeiras;
- ENC: qualquer encargo que aparece na conta;
- TRF ou TAR: tarifa mensal de serviços;
Como pode ajudar no controle de gastos?
Claro que um simples extrato bancário não vai fazer milagres na sua vida financeira, para conseguir fazer com que isso dê certo será necessário muita força de vontade para seguir à risca a meta imposta por você para chegar no objetivo de reduzir seus gastos.
Você pode utilizá-lo para uma série de coisas. Como por exemplo: acompanhar todos os gastos e recebimentos ao longo do mês para comparar o quanto você economiza e o quanto você gasta. E, pode ter certeza que para um planejamento financeiro eficiente realmente dar certo isso pode ser primordial e essencial.
Além disso, é possível ter uma melhor perspectiva sobre quais taxas ou tarifas estão sendo praticadas pela instituição financeira, já que muitas vezes os bancos simplesmente debitam da conta sem o cliente ao menos estar ciente.
Então não tenha dúvidas de que um bom extrato serve para identificar maneiras de cortar gastos e, assim, priorizar a quitação de dívidas. Ou melhor ainda, aprender como economizar dinheiro com base em algumas compras que foram feitas e depois de uns meses se arrependeu, quem nunca né?!
Como tirar o extrato da conta bancária?
Pronto, agora que já ficou claro a importância de se entender como funciona um extrato bancário, é hora de descobrir como tirar o seu, caso nunca tenha feito isso.
Para obter o extrato da conta bancária é através do aplicativo do banco ou no internet banking. Através dessas plataformas digitais, o cliente pode solicitar o extrato bancário para imposto de renda, por exemplo, caso tenha dificuldade em tirar usando essas plataforma, indo até uma agência também consegue retirar.
Esse artigo te ajudou a entender o extrato bancário? Deixe comentários e dúvidas no espaço abaixo.