Saiba como se proteger da Busca e Apreensão com uma consultoria

Saiba como se proteger da Busca e Apreensão com uma consultoria

O processo de Busca e Apreensão do Veículo é um procedimento utilizado por instituições financeiras de modo a tomar o bem de um cliente que atrasou um determinado número de parcelas no financiamento a fim de abater a dívida em aberto. Apesar de esperarem em média três meses para efetuar o pedido de Busca e Apreensão do veículo, saiba que as instituições  financeiras são permitidas por lei em fazer este procedimento a partir do primeiro atraso.

O grande problema, é que muitas vezes essa ação é tomada de maneira ilegal porque as empresas de financiamento incluem em seus contratos, valores como Taxas Irregulares, Tarifas Excessivas e Juros além do permetido que condicionam o cliente a passar por esta situação de forma indevida. A melhor maneira para evitar esta situação é contratar uma consultoria especializada que atuará de maneira a prevenir que a Busca e Apreensão do Veículo, fazendo com que a pessoa não saia no prejuízo.

O que acontece depois do veículo ser apreendido?

Após o veículo ser apreendido, ele será enviado para um local de responsabilidade do banco (pátios lotados de carros), começando a correr, então, para o devedor, os prazos previstos na lei para que seja quitado a dívida. Esses prazos são de 5 (cinco) e outros de 15 (quinze) dias.

 

No prazo de 05 dias, o devedor poderá pagar toda a dívida apresentada pelo banco, devendo, de imediato, o carro ser devolvido ao devedor, sem constar mais o ônus da propriedade fiduciária. Já no prazo de 15 dias, o devedor deverá apresentar sua defesa, que obviamente, será elaborada por uma empresa especializada e responsável por defendê-lo.

 

Como fazer a consulta de busca e apreensão?

No momento em que você recebe uma ligação ou carta de cobrança falando sobre busca e apreensão do veículo nem sempre quer dizer que o processo já foi aberto e esteja correndo. É apenas uma forma de te notificar de que pode acontecer em breve caso a empresa não registre o pagamento das parcelas que estão em atraso.

 

Então, não se desespere e ou faça alguma besteira sem pensar, mantenha a calma e respire fundo, pois você ainda tem um pequeno tempo para negociar a dívida e evitar perder o seu bem com uma consultoria que seja especializada no assunto e te ajude.

Negociação da dívida

A consultoria especializada garante uma negociação da dívida que é feita diretamente com a empresa credora. Ao agir dessa maneira antes da Busca e Apreensão do Veículo, você pode ter o seu bem devidamente protegido e ainda conseguir condições melhores para o pagamento, com valores que caibam no seu orçamento.

 

Revisão extrajudicial do contrato

O contrato da dívida também pode passar por uma revisão extrajudicial, que terá o auxílio de uma equipe de especialistas que analisarão todo o seu contrato de financiamento buscando por qualquer irregularidade que exista. Essa etapa é importante porque garante, por exemplo, a revisão de Juros Excessivos.

 

Outras taxas, como as de comissão, também podem estar no contrato, encarecendo a prestação e agindo de maneira contrária à lei. Assim, a consultoria especializada permite uma revisão extrajudicial relevante para identificar possíveis questões que estejam fazendo com que o contrato não seja totalmente legal.

 

Análise das condições de Busca e Apreensão do Veículo

Uma das primeiras coisas que uma consultoria especializada pode fazer por você a respeito da Busca e Apreensão do Veículo em si é analisar as condições do contrato. Esta análise é importante porque muitas vezes a notificação de atraso da dívida não é feita ou então é feita de maneira incorreta, e acredite que isso é sim possível. Por isso, ao agir com antecipação e cautela, você consegue uma análise realmente esclarecedora das condições de Busca e Apreensão do Veículo.

 Ajuda da consultoria

A consultoria jurídica também será responsável por dar orientações para quando a Busca e Apreensão do veículo já está em andamento. Muitos clientes acabam entregando o seu bem com medo de acontecer algo pior, como por exemplo ser preso, fazendo com que percam as diversas parcelas pagas. Uma das orientações é buscar o quanto antes por ajuda de profissionais.

Apoio de uma equipe

O apoio de uma equipe que entende sobre o assunto também é muito importante para a proteção da Busca e Apreensão do Veículo. Contando com negociadores e especialistas na defesa, por exemplo, a proteção contra a Busca e Apreensão do Veículo é muito mais efetiva por ser baseada em uma série de conhecimentos, que só podem ser realizadas por especialistas.

 

Agora que você está ciente de como funciona o processo de Busca e Apreensão do Veículo, já sabe que contar com uma consultoria especializada é fundamental para evitar que isto aconteça com você. No OBomAcordo.com você encontra uma equipe com os melhores especialistas no mercado que lhe auxiliarão da melhor forma possível para Renegociar os Débitos e Regularizar as Parcelas Atrasadas do Financiamento lhe proporcionando um ótimo desconto com a redução de cobranças ilegais como Taxas

Irregulares, Tarifas Excessivas e juros excessivos.

 

Portanto, não perca mais tempo. Acesse agora mesmo o nosso site e faça uma simulação gratuita para descobrir o quanto você economiza com os serviços do OBomAcordo.com. Se preferir, entre em contato com um de nossos atendentes por meio de nossas redes sociais ou Facebook. Estamos sempre a postos para te ajudar!

Contas de começo de ano: veja as mais comuns e confira dicas para não cair em armadilhas

Contas de começo de ano: veja as mais comuns e confira dicas para não cair em armadilhas

O começo do ano está cada vez mais próximo, geralmente, o mês de janeiro ainda costuma ser de descanso para muitas pessoas, mas tome cuidado, fique atento com alguns gastos fixos no começo do ano que podem pesar bastante no seu bolso e fazer um estrago grande se não se preparar financeiramente para arcar com as contas.

É extremamente importante começar a se preparar desde agora para as despesas de início do ano. Contas como IPTU, IPVA, licenciamento ou então material escolar podem dar uma dor de cabeça se não planejadas da maneira correta. Mas calma, não precisa se assustar e começar a meter os pés pelas mãos. Para te ajudar a se organizar e não deixar nada passar despercebido, vamos listar os principais gastos de início do ano e também mostrar como pode se organizar melhor para quitar essas despesas de forma que não prejudique o seu orçamento no final do mês.

IPVA

Bem conhecido para os proprietários de automóvel, o IPVA é a sigla que significa o Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores. Se você teve um automóvel recentemente e ainda não teve que arcar com os custos desse imposto, é bom já começar a se preparar, o valor deverá ser pago anualmente e costuma ser salgado.

 

A porcentagem pode variar de um estado para outro e tem como referência o valor do veículo com base na tabela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas). Agora com relação ao vencimento, elas são definidas por estado. Para ter acesso ao calendário do estado de São Paulo basta clicar aqui.

 

É importante o pagamento do IPVA para poder fazer o licenciamento do seu veículo. Caso não seja realizada a obrigatoriedade do pagamento do documento o veículo ficará sem permissão para trafegar em todo território brasileiro. Para os novatos nesse assunto, aqui vai uma dica, alguns estados oferecem bons descontos para pagamentos realizados à vista, ou até determinada data destacada do documento. Pode ser que essa opção seja melhor do que pagar de forma parcelada.

 

Licenciamento do carro

Conforme mencionado acima, o licenciamento do veículo também será um item para ser acrescentado na despesa anual, mas nem todos arcam com essa conta nos primeiros meses do ano.

O calendário de pagamento do licenciamento será de acordo com o final da placa do seu veículo, então fique atento: entre no site do Detran do seu estado, verifique qual é a sua data de vencimento para não pagar multa por atraso. Outra forma também de pagamento é que em alguns estados eles oferecem a opção de fazer o pagamento junto com o IPVA do veículo, mas lembre-se, é OPCIONAL. Veja se realmente será viável ou não essa opção para você.

IPTU

IPTU é um imposto cobrado para quem tem um imóvel urbano. Podendo ser casa, apartamento, sala comercial ou qualquer outro tipo de propriedade em uma região que seja urbanizada. O IPTU dá para ser pago de forma parcelado ou então à vista, de forma à vista pode se conseguir algum desconto, assim como no IPVA,

Seguros

Os seguros de automóvel, de vida, ou então do terreno, geralmente têm renovações anuais e o pagamento pode ser realizado no começo do ano também. É importante consultar suas apólices para verificar as condições do contrato. Se estiver previsto para o começo do ano, já começa a se preparar para incluir no seu orçamento.

 

Como se organizar financeiramente para arcar com as contas do início do ano

 

Bom, conforme trouxemos ao decorrer do artigo, são muitos ok boletos no início do ano, agora vai de cada um saber se preparar para conseguir lidar com todas essas obrigações sem passar por apertos. Olha, já é um grande passo você decidir querer mudar e melhorar o orçamento da família, muitos não conseguem ter esse start para mudar de vida. Esse pode ser o seu ponto de partida para deixar as contas em dia e alcançar seus objetivos financeiros, quem sabe até começar a sobrar um dinheirinho para aquela viagem dos sonhos.

 

Vamos lá, para começar, vamos mostrar como fazer um planejamento financeiro para lidar da melhor forma nesses momentos. Uma planilha pode ser sua grande aliada, tudo bem, sabemos que nem todo mundo se dá bem com planilhas, mas saiba que não é nenhum bicho de sete cabeças, caso tenha alguma dificuldade em criar, a internet libera modelos prontos, o único trabalho que você terá será inserir as informações. Na planilha você pode categorizar as despesas que listou anteriormente e acompanhar de perto cada gasto.

 

Com todas as informações financeiras da família na planilha, vai ficar bem mais fácil de analisar como o dinheiro está sendo gasto e tomar decisões para o futuro. Só de olhar, você já terá uma ideia de quais custos podem ser cortados ou reduzidos, por exemplo.

 

Defina os objetivos da família

Por fim, traçar objetivos também faz parte da organização do orçamento familiar. Você pode fazer uma reunião de família e definir planos de curto, médio e longo prazo. Algumas metas podem ser importantes para servir como motivação para que todos colaborem com o orçamento e entendam a importância de juntar dinheiro.

 

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com alguém que precise de ajuda para se reorganizar financeiramente para o começo do ano.

 

No OBomAcordo.com você encontra profissionais peritos que farão uma análise minuciosa no seu contrato com intuito de eliminar essas cobranças indevidas e reduzir as parcelas do financiamento do seu veículo.

 

Você pode fazer agora mesmo uma simulação gratuita acessando o nosso site e descobrir, dentro de poucos instantes, o quanto pode ser reduzido dos seus valores em aberto. Se preferir, entre em contato com um de nossos consultores por meio de nossas redes sociais e Facebook, estamos sempre dispostos para te ajudar.

 

 

Como usar o FGTS no financiamento imobiliário

Como usar o FGTS no financiamento imobiliário

Hoje em dia, muitas pessoas têm como um dos maiores sonhos e objetivos na vida adquirir a tão sonhada casa própria. Essa é uma realização que pode ser vista como uma garantia de um futuro tranquilo, sem preocupações com aluguel.

O grande empecilho nisso tudo, é que mesmo que se trabalhe bastante para conseguir alcançar isso, vamos ser conscientes que a tarefa de guardar uma quantia boa o suficiente para comprar à vista, ou então dar uma entrada generosa é um pouco complicada. Se pensou em buscar por um empréstimo que caiba no seu bolso, também pode ser um pouco burocrático, sem falar nas cobranças de juros que as instituições financeiras podem incluir. Uma boa alternativa para conseguir quem sabe diminuir um pouco o valor do montante total do financiamento é utilizar o benefício do FGTS.

Primeiro de tudo, alguns podem não conhecer muito bem sobre o FGTS, então iremos explicar o que é:

Em resumo, o FGTS significa Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. Trata-se de um fundo criado pelo governo para servir como reserva para o trabalhador. A responsabilidade de pagamento mensal é do patrão e obrigatoriamente deve ser realizada na conta de FGTS do trabalhador. Essa conta será aberta diretamente com a caixa. O valor será o correspondente a 8% do total bruto das verbas salariais recebidas pelo empregado (salário, horas extras, adicional noturno, entre outras). Para quem é jovem aprendiz, o percentual é reduzido para 2%.

Quando posso sacar o FGTS?

Esse direito será liberado para ser retirado pelo trabalhador nas opções a seguir:

  • Aposentadoria
  • Compra da casa própria
  • Para ajudar a pagar imóvel comprado por meio de consórcio
  • Para ajudar a pagar imóvel financiado (pelo Sistema Financeiro de Habitação)
  • Demissão sem justa causa
  • Rescisão por acordo
  • Morte do patrão e fechamento da empresa
  • Término do contrato de trabalho de um trabalhador temporário
  • Falta de atividade remunerada para trabalhador avulso por 90 dias ou mais
  • Ter idade igual ou superior a 70 anos
  • Doenças graves (como Aids ou câncer) do trabalhador, sua mulher ou filho, ou em caso de estágio terminal em qualquer doença
  • Morte do trabalhador
  • Rescisão por culpa recíproca ou força maior
  • Em caso de necessidade pessoal urgente e grave, decorrente de chuvas e inundações que tenham atingido a residência do trabalhador, quando a situação for de emergência ou calamidade pública reconhecida por portaria do governo federal
  • Quando a conta permanecer sem depósito por três anos ininterruptos
  • Se é um trabalhador avulso (sem vínculo empregatício, mas feito por intermédio de uma entidade de classe) e fica suspenso por período igual ou superior a 90 dias
  • Dependentes ou herdeiros reconhecidos judicialmente, após a morte do trabalhador

Conheça regras para uso do FGTS para financiamento imobiliário?

  • Ter pelo menos três anos de carteira assinada sob regime do FGTS (não necessariamente anos consecutivos).
  • Não pode ter outro financiamento ativo no Sistema Financeiro de Habitação.
  • Não ser dono de outro imóvel residencial na cidade onde mora ou trabalha. Por exemplo, se tem uma casa no Rio de Janeiro, não poderá comprar outra, mas se quiser comprar outra em São Paulo, aí não terá problema.

Regras para amortizar o saldo devedor

Para usar o FGTS para amortizar financiamento, existem algumas regras que devem ser seguidas. Algumas delas são não ter outro crédito ativo pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH), ser maior de 18 anos e também ter mais de 3 anos de contribuição.

 

Essas regras são usadas também em caso de querer usar o saldo do Fundo de Garantia para dar entrada no imóvel. Além dessas normas, você também deve ficar atento nas seguintes regras:

  • A propriedade deve estar na cidade, área urbana;
  • O bem precisa ter fins residenciais,
  • O imóvel não pode ter sido comprado usando o FGTS nos três anos anteriores.

 

Como consultar o saldo do FGTS no celular?

Baixe o aplicativo do FGTS, disponível para App Store ou Google Play:

  • Na tela inicial do app, clique em “Primeiro Acesso”
  • Leia o contrato com atenção e aperte “aceitar”
  • Informe o seu número do NIS
  • Preencha o todo o formulário e aperte “Próximo”
  • Crie sua senha e clique em cadastrar

Também é possível receber via SMS sobre o saldo disponível e os depósitos que estão sendo feitos na conta. É simples habilitar essa função, o cadastro desse serviço pode ser feito pelo site ou aplicativo, depois de criada a senha pessoal

Aprenda a fazer o investimento certo

Em alguns casos, o FGTS é usado por quem está adquirindo a primeira casa própria, ou o primeiro apartamento financiado. Se o comprador não tem nenhuma experiência na área imobiliária ou de financiamento, tenha mais atenção e cuidado. Até porque retirando esse valor para amortizar o financiamento não terá volta, e esse valor foi conquistado por muitos anos de trabalho. Então, invista da forma certa.

Caso esteja precisando de ajuda em algum financiamento e esteja preso em alguma dívida, queremos te lembrar que somos especialistas nesse assunto.

No OBomAcordo.com você encontra profissionais peritos que farão uma análise minuciosa no seu contrato com intuito de eliminar essas cobranças indevidas e reduzir as parcelas do financiamento do seu veículo.

Você pode fazer agora mesmo uma simulação gratuita acessando o nosso site e descobrir, dentro de poucos instantes, o quanto pode ser reduzido dos seus valores em aberto. Se preferir, entre em contato com um de nossos consultores por meio de nossas redes sociais e Facebook, estamos sempre dispostos para te ajudar.

Como saber se meu nome está sujo? Como limpá-lo? Tire suas dúvidas!

Como saber se meu nome está sujo? Como limpá-lo? Tire suas dúvidas!

Você pode achar que poucos sofrem com isso, mas ficar com o nome sujo por não conseguir arcar com as dívidas é a realidade de muitos hoje em dia, infelizmente. Isso piorou muito no último ano, onde devido a pandemia muitas famílias perderam o emprego e ficaram sem renda.

Caso tenha alguma dúvida em como verificar se existem pendências em seu CPF, é possível consultar em alguns órgãos de proteção ao crédito, são eles: SPC Brasil, Boa Vista SCPC ou Serasa. Cada um deles pode apresentar informações diferentes, muitas vezes seu CPF pode estar limpo em uma, porém quando consultado em outro órgão poderá estar negativo.

O que não posso fazer se estiver com meu nome sujo?

Pessoas com o nome sujo têm uma grande dificuldade em adquirir créditos, como por exemplo realizar uma compra a longo prazo, tentar entrar adquirir algo que envolva financiamento ou algo mais simples que seja solicitar um cartão de crédito.

Caso a pessoa tenha o nome sujo e já tenha um cartão de crédito em seu nome, a instituição financeira da qual foi adquirido o cartão não pode fazer o bloqueio sem avisar, agora caso não tenha e está tentando obter infelizmente não terá sucesso nisso, dificilmente o banco irá liberar estando com o CPF negativo, provavelmente encontrará dificuldades até mesmo em abrir conta corrente.

Outro ponto que provavelmente você nem cogitou é ter dificuldades na área estudantil, isso porque tanto universidades como escolas podem impedir matrículas caso você esteja com o nome sujo. Já deu pra perceber que de várias maneiras ter seu CPF negativo pode ser bem prejudicial no seu desenvolvimento financeiro e pessoal também.

Depois de quanto tempo o nome pode ficar sujo?

Caso já esteja com uma dívida que está em atraso, saiba que a empresa/loja responsável pela compra que você fez já pode solicitar que seu nome seja incluído no cadastro de inadimplentes. Mas isso não é uma regra, algumas costumam considerar o atraso quando for superior a um mês. Essa opção é bem praticada hoje em dia no mercado. O aconselhável é não chegar a esse ponto, até mesmo para não sofrer com juros cobrados em cima do atraso.

Depois que o cliente regularizar o débito em aberto a loja em questão, ou a instituição financeira responsável, tem o prazo de cinco dias para retirar o seu nome do cadastro de inadimplentes. É importante destacar que não necessariamente você precisa quitar todo o valor para que isso aconteça, se for feito algum acordo para regularizar a dívida de forma parcelada, o nome também deverá ser retirado da temida lista de negativados.

Nome negativado por engano? Saiba quais providências tomar!

Pode ser pouco provável que isso aconteça, mas não é impossível. Às vezes acontece de uma pessoa ter o nome negativado por engano, ou existam algumas informações incorretas, como por exemplo o envio da notificação para a pessoa ou endereço errado. Nesses casos específicos, a empresa responsável por realizar a inclusão do CPF no Serasa pode ser responsabilizada por danos morais por conta da inclusão, segundo o Instituto de Defesa do Consumidor.

Caso isso aconteça, o consumidor que foi prejudicado poderá solicitar que seja realizada a correção imediatamente, e com um prazo de 5 dias para obter algum retorno seja positivo ou negativo com relação a alteração.

Quais são os principais portais de cadastros de inadimplentes?

No começo do nosso artigo mencionamos as empresas mais conhecidas que você pode realizar essa consulta de forma totalmente gratuita. As lojas ou bancos contratam essas empresas para obter acesso a informações sobre os clientes.

  • SCPC: (Serviço Central de Proteção ao Crédito): é administrado pela Boa Vista Serviços.
  • SPC: é administrado pela empresa SPC Brasil e patrocinado pelas associações comerciais – como as Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDL). Tem mais dados de clientes do comércio.
  • Serasa Experian: banco de dados de maus pagadores, com mais informações sobre clientes de bancos.
  • Quod: não trabalha com cadastro de inadimplentes, pois tem proposta direcionada a impulsionar o cadastro positivo. Foi criado pelos cinco maiores bancos (Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú e Santander)

Entenda sobre o cadastro positivo?

É um sistema que relaciona uma nota que será correspondente ao risco que o cidadão terá de ficar inadimplente, isso só será possível de relacionar com informações prestadas por qualquer uma dessas empresas que mencionamos acima.

Caso esteja curioso para entender como funciona o Cadastro Positivo e qual a relação que ele terá com seu Score, acesse o link e confira nosso conteúdo sobre Score, entenda tudo sobre e como pode afetar seu crédito com relação a pontuação.

E por último, fazer um empréstimo sem que ele bata com seu orçamento, sem planejamento algum para saber de onde tirar para arcar com as prestações futuramente, comprar no cartão, adquirir algum bem de grande valor sem pensar, são considerados falta de controle financeiro e isso pode acumular pequenas dívidas.

Caso esteja precisando de ajuda em algum financiamento e esteja preso em alguma dívida, queremos te lembrar que somos especialistas nesse assunto.

No OBomAcordo.com você encontra profissionais peritos que farão uma análise minuciosa no seu contrato com intuito de eliminar essas cobranças indevidas e reduzir as parcelas do financiamento do seu veículo.

Você pode fazer agora mesmo uma simulação gratuita acessando o nosso site e descobrir, dentro de poucos instantes, o quanto pode ser reduzido dos seus valores em aberto. Se preferir, entre em contato com um de nossos consultores por meio de nossas redes sociais e Facebook, estamos sempre dispostos para te ajudar.