Black Friday: 6 Cuidados para não ser enganado

Black Friday: 6 Cuidados para não ser enganado

A Black Friday é sinônimo de descontos e preços baixos pelo mundo todo, tem quem passe o ano todo esperando pelo mês dos descontos. Seja pra comprar o tão sonhado celular novo, renovar o guarda roupa ou trocar alguns móveis de casa, o leque de opções é grande no mês de novembro. Porém, as lojas aproveitam este dia para oferecer propostas menos vantajosas para os consumidores, é preciso tomar cuidado para não cair nas armadilhas da “Black Fraude”.

Nos EUA, o evento acontece tradicionalmente depois do feriado de Ação de Graças, com filas enormes, tem também quem madrugue em portas de lojas na esperança de entrar primeiro. Tanto no Brasil como fora, o único objetivo das pessoas é comprar produtos com descontos que muitas vezes podem chegar a até 90% do preço original.

Acompanhe a Black Friday online

Tem alguns sites que disponibilizam um gráfico para você realizar uma comparação de preços com meses anteriores e o atual preço. Vamos listar os mais conhecidos e queridinhos por aí.

Buscapé

Você provavelmente já deve ter ouvido falar deste site. No Buscapé, o consumidor consegue visualizar na página inicial as ofertas selecionadas pelo site. É possível que você pesquise um produto específico e tenha acesso ao histórico de preços de meses anteriores. Dessa forma então você será capaz de saber se está sendo aplicado um bom desconto ou não. Você consegue também criar um alerta de preço que desejar. Assim, caso aquele produto chegue no valor que você colocou no alerta, será enviada uma notificação.

JáCotei

No JáCotei, você consegue acompanhar os preços dos últimos seis meses pelos gráficos que também são disponibilizados no site. Do mesmo modo que o anterior, permite que você crie um alerta para ser avisado quando o produto chegar no valor desejado.

Zoom

Esse também é bem conhecido. O Zoom oferece o histórico de preços dos últimos seis meses. É possível cadastrar um alerta de preço também. Se o valor definido pelo consumidor for atingido, ele é avisado por e-mail, pelo aplicativo ou por SMS.

Com tanta oferta no mês de novembro, chega a ser difícil perceber se está fazendo um bom negócio ou se está caindo em um grande golpe. Estas sete dicas que vamos te dar vão a decidir entre uma boa promoção e uma compra desnecessária.

  1. Acompanhe os preços com antecedência

Já mencionamos acima uma gama de opções de sites que permitem essa monitoração dos valores. Se você já sabe o que quer comprar durante o período da Black Friday, comece a monitorar o preço desde antes da data se possível dois meses antes.

  1. Não compre nada por impulso na Black Friday

Faça uma lista antes do que realmente deseja ou lhe faz falta e estipule um orçamento que deseja gastar com esses itens. Entrar na loja ou então no site durante a Black Friday sem saber o que quer comprar é uma armadilha pra sair gastando com coisas desnecessárias. Não deixe que as lojas entrem na sua mente, se planeje bem.

  1. Cuidado! Desconfie dos preços muito baixos

Como diz aquele famoso ditado, “quando a esmola é demais o santo desconfia”. Existem diversos produtos que durante a Black Friday, se encontram a preços muito mais baixos que o normal. Desconfie desses produtos. Muitos poderão ter sido devolvidos por outros consumidores ou têm algum tipo de defeito não mencionado em etiqueta, o que não deveria acontecer. Desconfie também dos sites que apresentarem essas promoções chocantes pois podem ser falsos, falaremos um pouco melhor no tópico de compras online.

  1. Leia as letras pequeninas

Antes de fazer a compra, se informe sobre a possibilidade de trocas no futuro, cada estabelecimento tem sua própria política de troca de produtos como estratégia de competição e fidelização do cliente. Importante você saber que o Código de Defesa do Consumidor não obriga as lojas a aceitarem a troca ou a devolução de um produto adquirido presencialmente e que não tenha defeito algum. Sendo assim, pense bem antes de comprar.

As lojas costumam oferecer um período de 7, 15 ou 30 dias para trocas ou devoluções, mas fique atento ao regulamento da loja escolhida. Além do caso específico da troca por questão de gosto, onde o produto está perfeito, temos o cenário da troca por defeito (onde o consumidor tem o direito de devolução com estorno do dinheiro, troca obrigatória ou desconto no valor), troca por falha na segurança (geralmente com eletrodomésticos, onde a loja é obrigada a realizar a troca) e direito ao arrependimento em casos de compras online. Você pode saber um pouco mais sobre isso em nosso artigo “Black Friday 2021 – Conheça os direitos do consumidor”.

  1. Cuidado com as compras online

Os criminosos utilizam e-mails e anúncios falsos em redes sociais ou pesquisas no Google para chamar a atenção do consumidor, através de grandes descontos. Muitos consumidores são atraídos para sites que são falsos, disponibilizando informação pessoal e referente a cartões de crédito, que é posteriormente indevidamente utilizada.

Desconfie também dos endereços das páginas, geralmente as páginas falsas usam o nome de grandes marcas com cópias quase perfeitas dos sites originais e preços bem abaixo do comum. Ter as URLs (endereços) alteradas com letras diferentes, números e até usando os nomes dos mascotes das marcas podem fazer parte dessa “maquiagem” para atrair o consumidor.

Se vai efetuar compras online, evite colocar os seus dados em wi-fi público ou responder a e-mails de origem duvidosa. Existem também diversas contas no Instagram que se passam por lojas, mas após fazer a venda elas somem do mapa. Pesquise e se informe antes de tudo, para que assim não saia no prejuízo.

 

  1. Comprar já estando endividado

 

Tome cuidado, não entre em uma compra que não vá conseguir arcar futuramente. Não faça dívidas desnecessárias se você já se encontra endividado.

Te ajudamos de alguma forma com essas dicas? Aproveite os descontos com moderação. Compartilhe com seus amigos para que não caiam em furadas também. E caso esteja precisando de ajuda em algum financiamento e esteja preso em alguma dívida, queremos te lembrar que somos especialistas nesse assunto.

No OBomAcordo.com você encontra profissionais peritos que farão uma análise minuciosa no seu contrato com intuito de eliminar essas cobranças indevidas e reduzir as parcelas do financiamento do seu veículo.

Você pode fazer agora mesmo uma simulação gratuita acessando o nosso site e descobrir, dentro de poucos instantes, o quanto pode ser reduzido dos seus valores em aberto. Se preferir, entre em contato com um de nossos consultores por meio de nossas redes sociais e Facebook, estamos sempre dispostos para te ajudar.

Deixe um comentário