Como a inflação afeta a minha vida?

Você já parou para pensar que com a mesma quantia que seria suficiente para comprar um carro zero no final dos anos 90, não é possível adquirir mais que um modelo usado e não tão novo nos dias de hoje? Pois é. Mas calma, existe uma explicação para este fenômeno que chamamos de os efeitos da inflação.

Este é um termo usado na economia para falar da alta dos preços de um conjunto de produtos e serviços em um determinado período. Para sugerir o contrario do aumento dos preços, utilizamos a deflação.

O que gera a inflação?

A inflação segue os efeitos da lei de oferta e demanda na economia. Ou seja, quando o consumidor está disposto a gastar, a tendência natural é que os preços subam.

Também acontece é geramos inflação quando, por algum motivo, um determinado produto ou serviço tem sua quantidade reduzida no mercado, daí o seu preço sobe. Além desses casos, podemos citar também o mercado de câmbio que influencia a inflação de acordo com a alta do dólar e a indexação que consiste em reajustar preços baseados em valores anteriores.

O governo, por sua vez, também tem seu percentual de influencia na inflação. Isso vai de acordo com a forma como os recursos públicos são administrados. Isso porque, se gastar mais do que arrecada, o governo pode emitir moeda para pagar seus débitos. Com mais dinheiro em circulação na economia, os preços tendem a subir. Além disso, não podemos esquecer da cobrança de impostos. Quando o governo aumenta os valores dos tributos, acaba por elevar os preços na economia.

Mas, quais são os efeitos da inflação?

Podemos citar alguns efeitos notórios em nosso dia a dia como: perda do poder de compra das famílias, redução dos investimentos dos empresários e um ambiente de incertezas sobre a economia. Mas, a inflação não representa apenas que a economia vai mal – pelo contrário. A mesma também pode ser interpretada como um sinal de que a economia de um país está em movimento, aquecida.

Outra coisa que acontece em períodos como este é o aumento de operações de financiamento, que são usadas pelos consumidores como alternativa para driblar os preços elevados e conquistar a posse do tão sonhado bem. Entretanto, sabendo desta demanda, muitas financiadoras colocam valores de Juros Abusivos e Taxas Excessivas no Contrato de Financiamento.

Por isso, pensando sempre no lado do consumidor, OBomAcordo.com oferece dentro de nossa lista de serviços a Ação Revisional de Contratos de financiamento veicular. Com ela, nossos profissionais especialistas em revisão e direito do consumidor analisam minuciosamente todo o contrato de financiamento em busca de eliminar estes valores abusivos do acordo conseguindo até Reduzir o Valor das Parcelas do Financiamento.

Acha que suas parcelas estão muito elevadas ou que existe alguma taxa irregular no seu contrato de financiamento? Não perca mais tempo. Acesse agora mesmo nosso site clicando aqui e use nossa ferramenta de simulação gratuita para descobrir o quanto você pode economizar com os serviços do OBomAcordo.com. Se preferir, Clique Aqui  e entre em contato com um de nossos consultores por nossas Redes Sociais e Facebook, estamos à sua disposição para lhe ajudar e esclarecer qualquer dúvida.

Por: Jéssica Torres

Deixe um comentário