Como negociar dívida sem pagar juros abusivos?

Como negociar dívida sem pagar juros abusivos?

São muitas as situações que podem levar o consumidor à inadimplência, a ausência  de planejamento financeiro e a instabilidade econômica são algumas das principais razões.

Contudo,  em alguns casos  a dívida parece virar uma bola neve, parecendo impossível a regularização. O fato é que na hora de formalizar o financiamento não atentamos há cláusulas ali contidas…

Que por vezes podem conter a presença de juros abusivos, prejudicando o pagamento da dívida no futuro, gerando endividamento e outros problemas mais sérios,  como a busca e apreensão do bem.

Se você está endividado,  quer negociar a divida e  desconfia que está pagando juros abusivos,  continue a leitura deste post e saiba como resolver a situação!

Boa leitura!

O que são Juros?

Antes de mais nada é importante sabermos como funcionam as taxas de juros e a influência que exercem nos financiamentos veiculares.

Quando você realiza  uma compra  de um carro e não tem dinheiro para pagar a vista, adquirindo o bem através de uma linha de crédito…

A instituição empresta o valor para que você compre o seu veículo e quite a dívida num determinado período, e por este empréstimo o banco aplicará  uma alíquota sobre a quantia emprestada…

Que são as taxas de juros, que  são cobradas como remuneração e garantia para quem empresta o dinheiro, devido aos  riscos que esse tipo de negociação traz.

Existem variações nos  tipos de juros e embora o conceito seja o mesmo, há maneiras distintas de definir como serão realizadas as cobranças.  conheça alguns deles:

Juros simples: Em que os valores das taxas permanecem os mesmo até o fim da operação.

Juros compostos: Mais  conhecido como “juros sobre juros”. Nesse caso, quanto mais longo for o período da quitação do empréstimo…

maior será a incidência de juros  pagos, já que a taxa de juros é calculada sobre o acumulado da dívida.

Juros de mora: Quando o consumidor atrasa o pagamento, o credor realiza a cobrança para compensar esse atraso é conhecida como juros de mora. Essa tarifa é cobrada sobre o valor que está em aberto e vai crescendo de acordo com o tempo de atraso na quitação.

 

Os juros abusivos e o endividamento

Na hora de fechar o contrato de financiamento do carro  com o banco, em meio as burocracias e inúmeras cláusulas, a maioria dos consumidores não identifica quando a cobrança de juros é mais elevada do que deveria…

Por conta disso,  acabam sendo vítimas das taxas irregulares que além de prejudicar financeiramente, causam o endividamento.

Além disso,  a cobrança de juros abusivos torna impossível o pagamento das prestações, dificultando  manter os compromissos financeiros em dia.

A cobrança abusiva ocorre quando os juros  aplicados no contrato são muito maiores  do que o valor necessário para cobrir o risco do empréstimo e  a cobrança é feita de maneira irregular e acima da média prevista pelo Banco Central.

 

Como identificar cobrança de juros abusivos?

Para você saber se está pagando juros abusivos  no contrato, observe  atentamente todas as  taxas que foram acordadas. Desconfie se elas estiverem muito acima da média do mercado.

 Um bom meio de evitar as práticas abusivas, além de se manter informado é consultar no site do Banco Central as taxas médias das instituições.

Assim,  é possível saber  o valor médio dos juros aplicados para cada tipo de operação de crédito  oferecido pelas instituições.

 

Juros abusivos no financiamento veicular

Se você adquiriu seu veículo  através do financiamento  e acredita que está pagando juros mais altos do que deveria, a opção mais aconselhável é buscar ajuda de um advogado entrando com uma ação revisional…

Na qual ocorre revisão dos termos contratuais e  a redução das taxas de juros. Vamos entender melhor o que é a ação revisional e como solicitar:

 

Ação revisonal

É uma ação judicial que tem como objetivo a revisão das cláusulas contratuais firmadas entre consumidores e instituições financeiras.

Que pode ser solicitada pelo consumidor no momento em que ele apresentar dificuldade no pagamento das parcelas, devido às altas taxas de juros no contrato.

Para pedir a revisão do contrato você vai precisar dos serviços de um advogado ou empresa especializada, por se tratar de uma  ação jurídica.

Um dos  pontos discutidos na  ação revisional são as taxas abusiva de juros remuneratórios, que são pagas  pelo cliente durante o período da contratação, sem o descumprimento.

Entende-se como abusiva uma taxa de juros de um contrato acima da taxa de juros média praticada no mercado para a mesma modalidade.

Se você desconfia que existe cobrança abusiva no  seu contrato solicite a  revisão Se houver  cobrança de juros indevidos, os valores já pagos devem ser restituídos.

 

Desconfia que está pagando bem mais do que deveria?

Se você acha que está pagando uma quantia injusta ou que as taxas de juros no seu contrato, e estes  podem  estar em desacordo com a legislação. Solicite a  revisão do contrato. É seu direito!

Conte com a nossa equipe de especialistas, que farão uma análise criteriosa das cláusulas do seu  contrato.

Fale agora com um especialista do O Bom Acordo  e solicite  a revisão do seu financiamento!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário