A Busca e Apreensão costuma ser um assunto muito temido para os proprietários de automóveis. Uma breve explicação, a Busca e Apreensão está relacionada a falta de pagamentos no financiamento do seu veículo. Hoje em dia, essa forma de financiamento é a única para a maioria dos brasileiros conseguir realizar o sonho do próprio veículo, mas muitos acabam se perdendo no meio do caminho com as parcelas e correndo o risco de perder seu bem.
Fora os juros abusivos e tarifas indevidas, ainda assim, existem as outras armadilhas que podem aparecer no meio do caminho, como por exemplo contas, compras novas, ou até mesmo o desemprego que pode vir a surgir, qualquer um está sujeito a isso. Quando esse imprevisto vem a acontecer, nos vemos na obrigação de tomar decisões prezando uma melhor qualidade de vida. Mesmo com todos esses fatores, o que não se pode fazer é simplesmente abandonar o financiamento e deixar acumular inúmeras parcelas atrasadas.
Vamos falar agora os riscos que podem levar a Busca e Apreensão e como se livrar dessa situação. Vamos lá?
Parei de pagar meu financiamento, e agora?
Ao deixar de pagar o financiamento, a primeira ação a ser tomada pela instituição financeira é inserir seu CPF na lista de inadimplentes como Serasa e SPC, provavelmente já ouviu falar nesses órgãos de proteção ao crédito. Após essa medida ser tomada, diariamente receberá diversas ligações de cobranças tentando um acordo, que acredite de forma alguma essa opção será benéfica para você.
Se a instituição financeira não obter sucesso no recebimento das parcelas, será iniciado uma ação judicial solicitando a retomada do bem, ou seja, a temida busca e apreensão do veículo.
Como identificar cobrança de juros abusivos?
Para você saber se está pagando juros abusivos no contrato, olhe detalhadamente todas as taxas no contrato. Se estiver acima das taxas praticadas no mercado isso é um mau sinal. Um bom meio de evitar as práticas abusivas, além de se manter informado é consultar no site do Banco Central as taxas médias das instituições.
Se você adquiriu seu veículo através do financiamento e acredita que está pagando juros mais altos do que deveria, a opção mais aconselhável é buscar ajuda de um advogado entrando com uma ação revisional, na qual ocorre revisão dos termos contratuais e a redução das taxas de juros. Vamos entender melhor o que é a ação revisional e como solicitar:
Ação Revisional
É uma ação judicial que tem como objetivo a revisão das cláusulas contratuais firmadas entre consumidores e instituições financeiras. Para pedir a revisão do contrato você vai precisar dos serviços de um advogado ou empresa especializada, por se tratar de uma ação jurídica.
Um dos pontos discutidos na ação revisional são as taxas abusivas de juros remuneratórios, que são pagas pelo cliente durante o período da contratação, sem o descumprimento. Entende-se como abusiva uma taxa de juros de um contrato acima da taxa de juros média praticada no mercado para a mesma modalidade.
Fatores que podem levar a Busca e Apreensão
Irregularidade na documentação do carro
Muita gente não sabe, mas quando a documentação do veículo não está em dia, é possível perdê-lo. Quando há irregularidade nos documentos, os riscos de apreensão são grandes. Você deve estar atento e manter sempre em dia.
Porém, não é somente isso que fará com que você fique sem o seu carro. No próximo tópico, você vai entender que não pagar as parcelas também é motivo mais do que suficiente para ficar sem ele.
Atrasar parcelas
A principal causa do pedido de busca e apreensão de um veículo, é a falta de pagamento das parcelas, o que acaba resultando na inadimplência, ou seja, não pagar os boletos em dias, está correndo o sério risco de perder o seu carro.
Na maioria dos casos, a junção de três boletos não pagos é motivo suficiente para perder o veículo. No entanto, não confie nisso. A verdade é que até mesmo com apenas um boleto em aberto, a instituição financeira poderá pedir o carro.
O melhor a se fazer é se organizar financeiramente para conseguir pagar as parcelas em dias. Faça um planejamento e que esteja com o dinheiro em mãos no dia do vencimento da parcela. No entanto, se você está tendo dificuldades para pagar as parcelas pois os valores estão bem altos, é hora de rever o seu financiamento. Dependendo da situação, é bem provável que o seu contrato seja abusivo.
Isso significa que as cláusulas do seu financiamento estão escondendo a cobrança de taxas e outros serviços abusivos. Aliás, saiba que isso é totalmente contra as regras do Banco Central. Nesse caso, recomendamos que você faça a análise do contrato do seu financiamento e descubra de vez se está pagando juros abusivos.