O que é malha fina no imposto de renda e como saber se caiu

O que é malha fina no imposto de renda e como saber se caiu

O Imposto de Renda (IR) é um dos tributos mais importantes no Brasil. Trata-se de um imposto federal que incide sobre a renda pessoal de cada cidadão. Dessa maneira, deverá constar tudo o que a pessoa ganhou no ano anterior. Agora, para saber melhor o que é malha fina no imposto de renda e como saber se caiu, continue conosco que nesse artigo iremos tratar sobre as principais dúvidas.

O que o Imposto de Renda e como ele funciona:

O IR é um tributo cobrado todo ano pelo Governo Federal sobre os ganhos tanto de pessoas físicas como de empresas também. Deve ser declarado entre os meses de março, abril e maio. O valor a ser pago vai de acordo com os rendimentos que constam na certidão do imposto. 

Segue abaixo uma lista de documentos necessária:

CPF dos dependentes

Caso tenha dependentes para incluir na declaração será necessário incluir o CPF de todos. Caso algum dos dependentes (incluindo filhos) ainda não tenha CPF, vá a uma agência mais próxima da sua residência e solicite o mais rápido possível.

Extrato do INSS

Os aposentados podem ter acesso ao extrato do INSS no Portal Meu INSS ou retirar o extrato nas agências do INSS, com necessidade de realizar um agendamento prévio pela internet para conseguir liberação.

Deve também ser enviado extratos de contas, demonstrativo do Plano de Saúde (caso tenha) valores gastos com procedimentos odontológicos, creches e escolas particulares e também faculdade.

O que é a malha fina do Imposto de Renda?

Tá aí uma coisa que ninguém quer, cair na malha fina. Isso pode significar que a sua declaração do Imposto de Renda apresentou algum problema. O erro pode ser um dado preenchido incorretamente, algum rendimento incompatível ou, até mesmo, uma suspeita de fraude em análise, independente da situação que tenha levado a esse problema, ninguém quer passar por isso.

Como saber se caiu na malha fina?

Muitas pessoas só descobrem que caíram na malha fina depois que percebem que não receberam a restituição a que tinham direito.

IMPORTANTE: A receita vem alertando pessoas a tomarem cuidado com e-mails recebidos em nome da Receita Federal.  A Receita Federal não envia e-mails ou mensagens de texto solicitando correções na declaração do Imposto de Renda.

O ideal e mais correto é verificar a situação da declaração no site da Receita Federal. Veja o passo a passo:

  • Entre no site do e-CAC;
  • Faça o login com os dados necessários;
  • Clique em “Meu Imposto de Renda (extrato DIRPF)”;
  • Na aba “Processamento”, vá em “Pendências de Malha”.

Com esse passo a passo, é possível confirmar se a sua declaração caiu na malha fina e por qual motivo isso aconteceu. Saiba como gerar o código de acesso e-CAC para acessar o sistema de receita federal.

Caí na malha fina, e agora?

Como dito, cair na malha fina significa que existe algum erro em sua declaração do Imposto de Renda. Caso seja apenas um erro de preenchimento ou algum dado esquecido,  o problema pode ser resolvido através de uma declaração retificadora de IR, que é feita no próprio programa que faz a declaração.

É possível cair na malha fina sem motivos. Nesse caso, aguarde a Receita Federal fazer a notificação oficial e, então, apresente os documentos que mostrem que você está certo.

Caso o contribuinte não faça nada após cair na malha fina e ser notificado, a multa é de 75% em cima do valor do imposto, além de ter seu nome colocado no Cadin, o cadastro de pessoas que têm dívidas com órgãos federais.

Quanto tempo demora para sair da malha fina?

Não existe uma resposta exata para essa pergunta. Isso porque vai depender das demandas da Receita Federal e do problema que for identificado.

Regularização financeira

Manter o pagamento das parcelas do financiamento em dia pode ser muito difícil para a maioria das pessoas. 

Ainda mais com a crise financeira que  nosso país vem atravessando.

Contudo, há situações em que  vale a pena você buscar outras alternativas para não perder o veículo, uma delas pode ser a Revisão Quitativa.

Por meio desse serviço O Bom Acordo inicia uma Ação Revisional do seu contrato, analisando se há cobranças indevidas no seu contrato.

E buscando um novo acordo entre as partes para que a Quitação e  a regularização do Financiamento traga benefícios.

 

Fale agora com um dos nossos atendentes e faça uma análise gratuita!

 

Deixe um comentário