Saiba como sair das dívidas após pagar de juros ao banco quase o valor de um automóvel

Saiba como sair das dívidas após pagar de juros ao banco quase o valor de um automóvel

Ao realizar a compra de um carro, muitas vezes o comprador precisa dar uma certa quantia em dinheiro de entrada e financiar o restante, pois dificilmente a maioria consegue realizar a compra pagando o valor total. Ao fazer esse financiamento, no contrato será estabelecida a cobrança de uma taxa de juros da qual será necessária muita atenção nos detalhes.

Se você já chegou até aqui, provavelmente já está tendo dores de cabeça com seu financiamento e desconfia que esteja pagando mais do que deve, ou, como mencionamos, pagando só de juros quase que o valor de um veículo e vamos combinar que isso não é nada legal.

Diante da realidade na qual o país se encontra, durante a pandemia que ainda não terminou, a crise econômica do país piorou muito, para reforçar essa informação, trouxemos um dado importante, uma pesquisa por endividamento e inadimplência do consumidor, que foi realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, divulgada em abril deste ano, revela que o percentual de famílias brasileiras endividadas em março atingiu 67,3%, o segundo maior patamar dos últimos 11 anos, uma porcentagem de assustar.

Diante de tudo isso, separamos dicas que podem te ajudar, dicas básicas, porém fáceis de serem cumpridas, afinal, nossa intenção é facilitar as coisas e não complicar mais ainda.

1 – Faça uma listagem das suas dívidas:  Dessa forma, você consegue ficar ciente de cada dívida em aberto e o que será necessário fazer para começar a diminuir. O próprio site do Banco Central disponibiliza uma ferramenta chamada ‘A minha vida financeira’. Com esse aplicativo, você consegue fazer o mapeamento das suas dívidas de forma simples e objetiva.

2 – Entenda seus gastos e priorize as dívidas: Segunda questão importante é você saber e entender seus reais gastos mensais, separe o valor necessário da sua renda no mês, um valor que seja fundamental para arcar com o sustento daquele mês (alimentação, saúde, moradia). Dessa forma, o valor que restar você usará exclusivamente para quitação de suas dívidas e nada mais.

Mas tenha calma no processo, saiba que nem sempre é possível quitar tudo de um dia para outro. Se a sua dívida for pequena, você consegue se organizar para quitá-la em até no máximo dois anos, se nada sair fora do controle. Agora se a sua dívida for um pouco maior, pode ser que leve um pouco mais de tempo. Mas seja persistente, um dia irá se livrar dessa dívida.

3 – Faça a transferência de suas dívidas para instituições com menores taxas de juros: Essa dica demanda um pouco de pesquisa, mas valerá a pena pelo fato de fazer com que sua dívida diminua. No site do BC você consegue ter acesso a uma lista dos bancos e quais são as taxas utilizadas por eles. Lembrando que a cobrança de taxas/tarifas ou juros excessivos é uma prática proibida. Caso esteja sofrendo essas práticas, o direito de recorrer não será negado.

4 – Corte gastos e tente fazer uma renda extra: Se está vendo que a quantia que está entrando não tá cumprindo com os gastos mensais, corra atrás de melhorar esse problema. E o lado bom dessa opção é que depende apenas de você ir atrás para conseguir uma renda extra. Você recorrer a empréstimos com instituições financeiras vai piorar mais ainda sua situação.

5 –. Fuja de novas dívidas: Conseguiu se livrar de uma dívidas? Que ótimo! Aproveite esse alívio financeiro para se organizar melhor, não cometa o mesmo erro novamente, não se livre de uma dívida para entrar em outra.

6 – De uma atenção para sua Saúde Mental

Por último, mas não menos importante, cuide da sua saúde mental. Dinheiro pode ser muitas vezes um pouco cansativo, tentar se livrar de uma dívida interminável então nem se fala. Você precisa estar bem para conseguir colocar todas essas dicas em prática.

Não deixe momentos de dificuldades te abater e enfraquecer, coloque em mente e entenda que essa situação é por pouco tempo. Se for preciso, não hesite, busque apoio psicológico, pois cuidar da sua saúde mental, deve ser uma prioridade em sua vida.

Tente seguir nossas dicas e depois nos conte como está conseguindo colocar em prática. Esperamos que de alguma forma tenha sido útil e te ajude.

Problemas com Busca e Apreensão ou quer fazer análise contratual e verificar a existência de Juros Excessivos no seu financiamento? Entre em contato com a equipe do Bom Acordo que podemos te ajudar!

No OBomAcordo.com você encontra profissionais peritos que farão uma análise minuciosa no seu contrato com intuito de eliminar essas cobranças indevidas e reduzir as parcelas do financiamento do seu veículo.

Você pode fazer agora mesmo uma simulação gratuita acessando o nosso site e descobrir, dentro de poucos instantes, o quanto pode ser reduzido dos seus valores em aberto. Se preferir, entre em contato com um de nossos consultores por meio de nossas redes sociais e Facebook, estamos sempre dispostos para te ajudar.

Deixe um comentário