alienação com banco

Saiba o que significa ter um Veículo Alienado

Saiba o que significa ter um Veículo Alienado: Este termo, ao pé da letra, é utilizado para classificar automóveis que estão em garantia de uma instituição financeira, banco ou concessionária.

Resumidamente, podemos dizer que ele representa a garantia da organização que cedeu o crédito para o comprador do veículo. Não entendeu? Fique tranquilo, vamos explicar melhor sobre esse assunto.

O termo pode parecer algo bem estranho, mas simplificando pra você, sabe quando você financia um veículo e ele mesmo é dado como garantia para o banco ou para a financeira?

Pois é, enquanto você não termina de pagar esse empréstimo (no caso estamos falando do financiamento), ele será considerado então como um veículo alienado. Por outro lado, isso quer dizer também que o banco pode retomar o bem a qualquer momento caso você acabe deixando de pagar as parcelas conforme foram combinadas.

Mas também o assunto não é tão simples assim e sabemos que você não veio até aqui apenas para sair com essa explicação sobre ter o carro alienado. Por isso, vamos ir mais fundo, explicar também um pouco mais sobre o significado de alienação e saber se é uma vantagem comprar um veículo alienado. E ainda se é possível realizar a venda nesses casos específicos.

O que significa veículo alienado?

Conforme já te explicamos no começo do artigo, um veículo alienado é aquele é dado como uma forma de garantia do empréstimo ou financiamento.

O que é alienação fiduciária?

Outro termo estranho que costuma aparecer bastante em casos assim é a alienação fiduciária de veículo. Isso quer dizer que o veículo tem a propriedade transferida para dar confiança no processo do financiamento.

Na prática, a alienação de veículo quer dizer que a propriedade dele é do banco até você quitar o empréstimo. Assim, o banco ou financeira passa a ter mais confiança no pagamento.

O que é moto alienada?

Da mesma forma que acontece com o veículo, você também pode dar uma moto como forma de garantia. Uma moto que é alienada é aquela que serve como segurança de que você vai arcar com todas as parcelas e pagar o empréstimo no prazo certinho.

Como eu faço para descobrir se carro está alienado?

É bem simples, você vai precisar ter apenas a placa do veículo e o número do Renavam.

O Renavam é o Registro Nacional de Veículos Automotores e ele é encontrado no documento do carro ou da moto.

Com esses dois dados, você deverá acessar o site do Detran do seu estado; (pode ser que esse menu seja um pouco diferente de um estado para outro).

  • Clicar em “Veículos”;
  • Clicar em “Veículo financiado ou quitado”;

Para fazer a pesquisa, você precisará fazer um cadastro ou informar seu CPF e responder algumas questões básicas.

Posso vender carro financiado?

É possível sim você vender ou comprar um veículo alienado. Em geral, quando o consumidor fica inadimplente, ele prefere repassar o carro para outra pessoa. E assim, quitar a dívida ou, pelo menos, uma boa parte dela, reduzindo o valor devido para a instituição.

Importante destacar também que é preciso que a dívida seja paga antes de repassar o carro para alguém!

Se o objetivo for transferir a dívida, o comprador e vendedor deverão ir ao banco que financiou o carro. E lá será analisado o crédito para aprovação ou não.

Como a dívida é quitada antes, ocorre a antecipação das parcelas. Isso quer dizer que o valor a ser pago será menor, porque tem menos juros. Por isso fique atento e cobre o seu desconto no momento de quitar.

 

Quais os cuidados que devem ser tomados?

Um ponto importante de atenção é checar se o carro tem multas, IPVA e licenciamento em atraso, fique sempre atento. Caso um veículo seja negociado nessas condições, todos esses débitos são repassados ao comprador. Além disso, aí vai outras dicas:

  • *Saber o tamanho real da dívida do antigo dono do veículo é importantíssimo;
  • * Os documentos do veículo estarem atualizados;
  • * Conferir se o pagamento de todos os impostos do veículo estão em dia, conforme já dito;
  • *E por último, mas não menos importante, checar o estado de conservação do veículo.

 

Se você é o comprador e está com medo de comprar um veículo assim, é importante você ficar bem atento e desconfie de tudo para não ter futuros problemas. Em uma dívida você deve levar em conta fatores como tempo e o número de parcelas, taxa de juros e por aí vai. Não deixe de colocar tudo por escrito para não ser pego de surpresa.

Além disso, ninguém melhor que você para saber se entrar de cabeça em uma dívida irá compensar ou não. Isso porque uma boa fatia do preço original pode precisar ser abatida para que o negócio seja viável entre as partes.

Caso você esteja na posição de vendedor, veja se antecipar algumas parcelas não é uma ideia mais rentável para você antes de fechar negócio.

Como você viu, comprar ou vender um veículo alienado é uma decisão que tem que ser tomada com calma e cuidado. Se for feita do jeito certo, a negociação pode ser um meio de fugir dos juros que os bancos incluem nos contratos e ainda conseguir um carro com um preço mais acessível para você no momento.

O melhor a se fazer nestes casos é solicitar a ajuda de especialistas em financiamentos nessa modalidade e matemática financeira. Desse jeito você consegue ter um melhor parecer técnico da sua situação e saber como proceder.

No OBomAcordo.com você encontra profissionais peritos em análise e revisão de contratos de financiamentos de veículos que analisaram minuciosamente cada cláusula do acordo para identificar se há ou não a cobrança de valores indevidos como Taxas Irregulares, Tarifas Excessivas e Juros Abusivos.

Além disso, caso seja devidamente identificado, será feita a exclusão e compensação desses valores em forma de desconto no valor vigente, para que você consiga assim Quitar o Financiamento pelo menor valor, com condições especiais de pagamento e em parcelas que caibam em seu bolso.

Deixe um comentário