Pix: O que é e como funciona o novo sistema simples e mais rápido de pagamento: O Pix nada mais é que uma nova ferramenta de transferência de pagamentos do Banco Central que agiliza e facilita a vida do cidadão.
As transações com o Pix poderão ser realizadas 24 horas por dia e sete dias por semana, sem que seja cobrado qualquer custo. O melhor é que a transferência cai imediatamente.
Apesar de já ter estreado em novembro de 2020, alguns brasileiros ainda estão com dificuldades em usar o novo método de pagamento por falta de conhecimento nessa nova ferramenta.
É uma inovação e tanto que vai mexer no bolso do brasileiro. Mas calma, não se assuste. O sistema foi criado para facilitar a sua vida e não para dificultar ainda mais as coisas. E o melhor ainda é a praticidade em manusear essa nova opção.
Hoje vamos esclarecer as maiores dúvidas sobre o recente sistema de pagamento criado pelo Branco Central. Confira:
Pix: O que é e como funciona o novo sistema simples e mais rápido de pagamento:
O que é o Pix?
O Pix é o novo meio de pagamento instantâneo brasileiro que permite aos usuários realizarem transações em poucos segundos e garante muita segurança no processo.
Quem pode fazer o Pix?
Qualquer pessoa, física ou jurídica, desde que ela tenha algum tipo de conta vinculada a uma instituição financeira. Pode ser conta-corrente, poupança ou de pagamento pré-paga.
O Pix é um aplicativo que terei que baixar?
Não. A plataforma do Pix é integrada com a dos bancos e instituições de pagamento participantes. O usuário não precisará fazer o download de nenhum outro aplicativo que não seja o da instituição bancária na qual ele já tem a sua própria conta.
Posso cadastrar a mesma chave de acesso em diferentes bancos?
Não. Como as chaves de acesso servem para receber valores, ela estará vinculada a um banco ou instituição de pagamento em específico, então caso tenha conta em mais de uma instituição, você pode cadastrar outro tipo de chave de acesso.
Como funciona esse tipo de transação?
Ela funciona por meio de transmissão da ordem de pagamento em tempo real, disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana.
Existe algum custo?
Não. As transferências ocorrem diretamente da conta do usuário pagador para a conta do usuário recebedor, sem a necessidade de intermediários, sendo totalmente gratuito.
Qual a diferença do Pix para TED e para o DOC?
TEDs, DOCs e boletos são serviços restritos ao horário de expediente bancário, dias úteis, a não ser que sejam realizados entre clientes da mesma instituição financeira.
Assim, o valor transferido fora do horário bancário é concluído no próximo dia útil após as 10h da manhã, por exemplo. Com isso, no período da noite, finais de semana e feriados, é impossível realizar uma transferência por meio de TED, DOC ou pagamento boleto.
Isso não ocorre com o Pix, onde a transferência/pagamento acontece em tempo real, disponível 24 horas por dia, sete dias por semana em todos os dias do ano.
Como é realizado o cadastro? Como funciona a chave Pix? Ela pode ser usada em todos os bancos?
O próprio aplicativo da instituição bancária onde o cliente tem conta, criará uma opção de cadastro do Pix que ficará lá disponível para você, basta acessar o seu aplicativo do banco. O cliente deve fornecer uma chave de acesso, que pode ser o e-mail, número de telefone celular, CPF ou CNPJ. Se a pessoa tiver conta em mais de um banco, deve cadastrar a chave que desejar em cada um dos aplicativos.
Com o Pix, basta saber uma das chaves de acesso de quem deseja transferir o valor, que o ele trará as informações completas do recebedor. Ao confirmar todas as informações, o usuário vai autorizar o pagamento com a sua senha e ambos receberão os comprovantes eletrônicos de suas transações.
O que é chave aleatória
É uma forma de utilizar o Pix sem repassar seus dados pessoais (CPF, número de telefone, e-mail) a quem fará o pagamento. Ou seja, não é necessário informar nenhuma das suas chaves já cadastradas.
Ela será gerada no aplicativo do seu banco instalado no celular. Será um conjunto de números, letras e símbolos gerados aleatoriamente, mas que identificaram a conta que receberá os valores.
Há um horário limite de transferência?
Não, conforme expliquei acima estará disponível 24 horas por dia.
Além da transferência, o usuário pode fazer outros tipos de transações financeiras?
Sim, pagamentos. Os pagamentos instantâneos estão sendo desenhados com diversos objetivos, dentre eles o de aprimorar a experiência de pagamento dos usuários, tanto pagadores quanto recebedores.
QR Code estático
Esse código pode ser usado em múltiplas transações. Com ele, é possível definir um valor fixo para um produto. Segundo o Banco Central, esse método é ideal para pequenos varejistas e prestadores de serviço que atuam com preços tabelados. Basta o cliente aproximar o celular da imagem e pronto: o pagamento está feito.
QR Code dinâmico
O código dinâmico é de uso exclusivo a cada transação. Ele contém não só o valor, mas também informações relativas ao recebedor, facilitando a identificação da pessoa. De acordo com o BC, essa versão é indicada para conciliação e automação comercial.
Para essa e outras dicas sobre esse e muitos outros conteúdos que iremos trazer por aqui, fique ligado no nosso Blog. Somos especialistas em Revisão de Juros Abusivos, Revisão Quitativa, Mediação Judicial e Busca e Apreensão. Renegociamos suas dívidas para que elas fiquem livres dos juros, encargos e tarifas abusivas, gerando a você, uma economia considerável no seu bolso.