Mantenha a organização das finanças o ano todo seguindo essas dicas

Mantenha a organização das finanças o ano todo seguindo essas dicas

Manter a organização das finanças o ano todo é uma das tarefas mais difíceis para alguns brasileiros. Afinal, o problema não está em começar o ano, mas em garantir que os meses se mantenham tranquilos e que tudo fique em ordem. 

Justamente por isso, aqui você vai conhecer as melhores dicas para realizar um planejamento efetivo e sustentável. Sem pegadinhas e pronto para as surpresas! 

1- Organize tudo 

Primeiramente, você precisa organizar “a casa” para que tudo aconteça de forma ordenada. 

Neste caso, o primeiro passo é aproveitar o mês no qual está para colocar tudo o que puder em ordem. Neste momento, o foco não está em tentar pagar todos os atrasados ou economizar tudo o que puder. 

Então, você vai seguir esses passos: 

  • Coloque todas as suas despesas no papel; 
  • Se tiver dívidas, anote também, tudo com os valores; 
  • Tenha uma tabela mensal e coloque os gastos fixos nessa planilha; 
  • Veja quais são as contas que vão ocorrer futuramente, como licenciamento de veículos. 

Depois de organizar tudo isso, você terá um panorama geral das coisas. 

2- Organização das finanças o ano todo: listas indispensáveis 

Seja você um amante de compras de saídas para lugares incríveis ou mesmo se quiser finalmente viajar e curtir um final de semana em total tranquilidade, vai precisar de uma lista. 

Basicamente, a ideia é criar um esquema do que você quer e daquilo que você precisa, tudo por ordem de prioridade e considerando o longo prazo. 

Por exemplo, suponha que o seu microondas esteja ruim e quase parando de funcionar, isso deve ir pra lista. O mesmo vale para a roupa, ida a um restaurante que gosta e assim por diante. 

Em seguida, você vai pegar tudo o que colocou nessa lista e que envolve gastos financeiros e considerar a prioridade. 

Se você tem mais calças para trabalhar, o microondas é mais valioso que uma nova calça. 

Agora, comece a colocar todos esses itens na sua planilha ao longo do ano, sabendo que existem limites para o que vai conseguir comprar. 

Talvez, você não consiga ir em um show bacana no próximo fim de semana, já que isso vai comprometer o limite do cartão de crédito. Mas pode reservar para as férias que vai tirar lá em setembro. 

Inicialmente, isso pode parecer um pouco radical demais, porém, se não fizer dessa maneira, o ano todo vai ser “ladeira abaixo”, com as dívidas correndo atrás de você. 

3- Reservas de emergência e a felicidade que mora na tranquilidade 

Um dos segredos para ter a organização das finanças o ano todo é saber que imprevistos acontecem. Isso é natural! 

Por outro lado, também é natural estar previamente preparado para isso, considerando que nem tudo realmente está sob nosso controle. 

Dessa forma, as reservas de emergência servem para suprir esses momentos imprevisíveis sem comprometer todo o seu planejamento. 

No exemplo acima, se você tem um fogão, consegue passar algum tempinho sem o microondas. Mas se tem um único tênis para trabalhar, e ele rasga todo, não dá para ficar esperando muito. 

Aqui existem diversas maneiras de você atuar. 

Por exemplo, você pode se comprometer a pagar toda fatura do cartão de crédito, não usar mais e deixar para emergências. Em simultâneo, faz uma caixinha na sua conta bancária. 

Acredite, não é preciso economizar muito e, aquilo que tiver, vai ajudar a respirar melhor a noite. 

Lembrando que as emergências não são aquelas compulsões por fast food no meio da noite, por preguiça de cozinhar. Mas sim um pneu que furou, um tênis perdido, a geladeira que queimou, um remédio ou consulta, etc. 

E é aqui que acontece: a felicidade mora na tranquilidade. 

Quando começar a seguir essas dicas e estar preparado para eventos especiais, será capaz de se sentir melhor. Afinal, sabe que tem para onde “correr” se for necessário. 

4-  Metas e dívidas em aberto: é hora de garantir a organização das finanças o ano todo 

Essa dica se divide em duas partes. 

Para começar, você precisa definir quais são as suas metas desse ano. Desde viajar nas férias, sair no Natal, fazer uma grande compra ou mesmo pagar tudo e ter alguma reserva no banco. 

Em um segundo momento, é hora de refletir sobre as dívidas que estão em aberto. 

Assim, veja de que são essas contas, quando aconteceram, o valor e o quanto pode pagar por elas até a quitação. Caso o credor ofereça condições interessantes, pagar a vista também pode ser uma opção. 

De qualquer maneira, não faça nenhum acordo se não tiver certeza que pode arcar com ele a longo prazo. Mais vale uma conta dividida em 12 vezes, mas que não pesa no bolso, do que aquela você vai atrasar no terceiro mês. 

Com essas observações, você saberá qual o melhor caminho a seguir e pode definir quais são os passos para alcançar suas metas. 

Se o seu foco é ter R$ 3 mil guardado ao final do ano, veja quanto precisa guardar ao mês ou por semana, e já comece a colocar o plano em ação. 

Importante 

É nesse momento que você vai começar a restringir seus gastos, evitando compras desnecessárias e adotando um estilo de vida condizente com o seu salário. 

Ao mesmo tempo, se tem um negócio próprio, divida o pessoal do profissional e organize tudo. Cada um em seu bloco. 

5- Dicas finais: é hora de manter tudo o que conquistou 

Depois de seguir as dicas acima, é provável que esteja em uma condição melhor. Geralmente, o processo de mudança dói no início, mas se torna prazeroso a longo prazo. 

Como o foco aqui é organização, nem sempre será fácil e haverá muitas tentações. 

Por isso, é interessante usar apps que facilitem essa organização e quadros sempre a vista com os seus objetivos. 

Tudo isso para não esquecer que aquilo que você faz agora impacta no futuro e pode comprometer o seu grande plano. 

Lembre-se de também atualizar as planilhas, considerar mudanças que sejam positivas para o seu financeiro e iniciar uma avaliação dos seus gastos fixos. 

Você pode descobrir que dá para organizar mais ou mesmo redirecionar melhor o seu dinheiro. 

Gostou das nossas dicas! Então, siga a gente nas redes sociais! Estamos no Facebook, LinkedInInstagram, Twitter e YouTube!

 

Deixe um comentário