Como se prepara para a Black Friday 2023? Siga nosso check list

Como se prepara para a Black Friday 2023?

Está chegando para alguns o momento mais esperado do ano, a Black Friday. Mas, para conseguir aproveitar bem as promoções que o mês de Black Friday proporciona é necessário ter alguns entendimentos e mais importante ainda os seus direitos que o Código de Defesa do consumidor te proporciona. 

 

Estamos nos aproximando da data, que será no mês de novembro, provavelmente dia 23, e de acordo com uma pesquisa realizada pela Globo, cerca de 60% da população classe AB estão com planos de comprar alguma coisa na Black. Por isso, neste conteúdo de hoje vamos dar algumas dicas de como se preparar. 

 

Se prepare para Black

  • Antecedência é a palavra chave para evitar problemas.

 

O que queremos dizer com isso é para se programar. Caso já tenha em mente os produtos que deseja adquirir, pesquise uns meses antes para saber se realmente tem diferença de preço, ninguém gosta de ser enganado com falsas promoções. 

  • Sites seguros

 

Durante a Black, tudo que as lojas mais querem é vender, dessa forma algumas pessoas realizam ações com má intenção. Então um dos fatores mais importantes é sites seguros, principalmente no momento de realizar o pagamento, pois ali você irá fornecer CPF, número do cartão, telefone, endereço, então seus dados devem estar bem protegidos.

  • Acompanhe a concorrência

 

Nessa etapa serve apenas para donos de negócios. Os concorrentes podem dar ótimas ideias de vendas, e dessa forma você consegue dimensionar o que funciona ou não. Não copie, apenas pegue como exemplo para você planejar coisas novas, hoje em dia se pode aprender muita coisa analisando a concorrência, 

  • Prazos de entrega

 

Na black as vendas costumam aumentar, dessa forma é importante dar um prazo que você consiga cumprir, não coloque prazos curtos se não conseguir arcar com eles. Para que isso seja possível, a loja deve se organizar para escolher o melhor prazo. Geralmente os Correios são a opção mais procurada, geralmente quando a empresa é de grande porte, algumas costumam terceirizar transportadoras. Bom, opção não falta, então analise para entregar o melhor serviço possível ao seu cliente.

  • Atendimento ao cliente

 

Aquele momento de atendimento ao cliente é tudo. Mas quem nunca realizou uma compra em uma loja, e depois precisou trocar por algum motivo, e quando retornou teve um péssimo atendimento? 

 

Pois bem, um dos pontos é esse, não é apenas no momento da venda que precisa tratar bem o cliente, pois depois caso ele seja maltratado quais são as chances de voltar novamente? 

 

Acompanhe de forma on-line

 

Hoje em dia as vendas de forma cresceram muito, e com isso existem opções de sites disponíveis para acompanhar o preço se vem diminuindo ou não, e com isso ir analisando se compensa ou não realizar a compra, ou então se a propaganda de promoção é enganosa.

 

Agora, listamos algumas dessas opções de sites confiáveis para ir acompanhando já com antecedência.

 

Buscapé

Você provavelmente já deve ter ouvido falar deste site. No Buscapé, o consumidor consegue visualizar na página inicial as ofertas selecionadas pelo site. É possível que você pesquise um produto específico e tenha acesso ao histórico de preços de meses anteriores. Dessa forma então você será capaz de saber se está sendo aplicado um bom desconto ou não. Você consegue também criar um alerta de preço que desejar. Assim, caso aquele produto chegue no valor que você colocou no alerta, será enviada uma notificação.

JáCotei

No JáCotei, você consegue acompanhar os preços dos últimos seis meses pelos gráficos que também são disponibilizados no site. Do mesmo modo que o anterior, permite que você crie um alerta para ser avisado quando o produto chegar no valor desejado.

Zoom

Esse também é bem conhecido. O Zoom oferece o histórico de preços dos últimos seis meses. É possível cadastrar um alerta de preço também. Se o valor definido pelo consumidor for atingido, ele é avisado por e-mail, pelo aplicativo ou por SMS.

Com tanta oferta no mês de novembro, chega a ser difícil perceber se está fazendo um bom negócio ou se está caindo em um grande golpe. Estas sete dicas que vamos te dar vão a decidir entre uma boa promoção e uma compra desnecessária.

Golpes na Black Friday

Para aqueles que realizarem a compra de forma on-line, tem um prazo de 7 dias corridos para realizar o cancelamento e solicitar o estorno, é como se fosse o prazo que o consumidor têm para se arrepender da compra. 

Em casos que o cliente pede a devolução, o valor total pago deve ser devolvido pelo consumidor, até mesmo o valor pago no frete deve ser devolvido. Agora com relação ao prazo de devolução, é de responsabilidade do lojista, já que o responsável pelo serviço de contratação da transportadora também é de responsabilidade do lojista. De qualquer modo, caso queira se informar com relação ao prazo indicamos que entre em contato com a empresa responsável.

Produtos com defeito

Algumas pessoas podem realizar compras de produtos em liquidação, ou até mesmo peças que estejam em amostra. Nesses casos os consumidores também têm um prazo de 30 dias para reclamar com relação a problemas em produtos não duráveis. Agora com relação a produtos considerados duráveis o prazo é de 90 dias, que começa a contar a partir do momento que foi constatado o dano no produto.

Onde posso reclamar?

Tentou contato com a loja e não obteve sucesso? No próprio site do Idec você consegue ter acesso a diversas orientações e modelos de carta para você reivindicar uma solução. Se mesmo assim, nada se resolver entre você e o lojista, você pode registrar a sua reclamação no Procon. Uma segunda solução após acionar o Procon é registrar uma reclamação no Reclame Aqui, alguns lojistas costumam até resolver o problema após revirar sua reclamação lá.

 

Algumas informações desse artigo foram retiradas no site do Idec (Instituição Brasileira de Defesa do Consumidor).

 

Deixe um comentário