O que acontece na Busca e Apreensão de Veículos?

Quem financia um veículo e, por qualquer dos motivos, atrasa uma parcela, sempre relata que a financeira liga imediatamente com ameaças de Busca e Apreensão. Apesar de parecer um ato ilícito a primeiro momento, também pela gravidade de como acontece o procedimento, o pedido de Busca e Apreensão é amparado por lei e contrato.

Outro fato que poucos clientes sabem é que o pedido pode ser feito a partir das primeiras Parcelas Atrasadas do Financiamento, contudo as financeiras costumam esperar em média o acúmulo de três prestações para iniciar o processo. Mas o que acontece depois que o veículo for pego na Busca e Apreensão? Se você não sabe, hoje nós vamos lhe explicar.

Suas parcelas estão atrasadas e você não sabe mais o que fazer? Clique aqui e veja como OBomAcordo.com pode te ajudar.

Após a ação de Busca e Apreensão ser iniciada, um oficial de justiça comparecerá em sua casa solicitando a posse do veículo. Além disso, você receberá uma intimação para Quitar o Financiamento no prazo de 5 dias. Caso o contrário seu carro ficará em posse do banco e ele poderá leiloá-lo para recuperar o investimento.

Se no momento em que o oficial de justiça comparecer a sua residência não encontrar você ou o veículo, o mesmo deixará uma citação do processo ao devedor, com os mesmos critérios e o prazo de 5 dias para Quitar o Financiamento. Neste processo você não corre o risco de ser preso, ao menos que você se recuse a entregar o veículo com resistência ou violência.

Depois de ter o veículo em posse através do processo de Busca e Apreensão, se o cliente não Quitar o Financiamento no prazo estipulado, o banco ou a financeira operadora do seu financiamento alocará seu veículo em um pátio para que, posteriormente, seja leiloado e o montante arrendado será utilizado como abate em sua dívida em aberto. Porém, se o valor obtido no leilão for menor que o correspondente a sua dívida, você continuará com um saldo remanescente e terá que fazer um novo acordo com os credores para abater a diferença.

Em média, quando um veículo vai a leilão, o valor arrendado costuma ser de 30% a 40% menor do que o valor da tabela FIPE. Ou seja, se o cliente financiou um carro de 50 mil no valor da tabela FIPE, o banco arrenda um valor de aproximadamente 30 mil. Além de perder o veículo, o cliente continua devendo os outros 20 mil.

Mesmo para quem é leigo no assunto, sabendo dessas informações, dá para perceber o porquê desta prática ter se tornado tão comum, logo que as financeiras estão recebendo lucros exorbitantes por causa disto. Para se ter uma ideia, ao ano, 210mil veículos são apreendidos no território nacional. Considerando que em 2017 foram financiados algo em torno de 2 milhões de veículos zero, este número representa mais de 10% dos veículos financiados.

Este é mais um dos motivos para as mesmas incluírem valores de Juros Abusivos em seus contratos: para aumentar o valor das prestações e condicionar o consumidor a ter as Parcelas do Financiamento Atrasadas. Por isto, se você está com dificuldades para Quitar o Financiamento ou acha que está pagando muito alto por ele, recomendamos que você realize agora mesmo uma Ação Revisional de Financiamento, para que possa rever todas as irregularidades presentes em seu acordo e até Reduzir o Valor das Parcelas.

Se for o seu caso, nada melhor do que fazer essa revisão com uma empresa confiável e com experiência no mercado. No OBomAcordo.com você encontra todas estas qualificações, graças a nossa equipe formada por profissionais especialistas em mediação, revisão e direito do consumidor que garantem aos nossos clientes plena excelência no atendimento e na resolução de seu caso.

Quer saber mais? Acesse agora mesmo nosso site oficial clicando aqui e utilize nossa ferramenta de simulação gratuita para saber em instantes o quanto você poderá economizar no valor das parcelas com nosso serviço de Ação Revisional de Contrato. Se preferir, converse agora mesmo com um de nossos atendentes por meio de nossas redes sociais Facebook ou Whatsapp, estamos disponíveis para lhe dar todo o suporte necessário.

Por: Pedro Victor

 

 

 

O Que Pode ser Cobrado em um Financiamento Veicular?

Comprar um carro, moto, caminhão ou até mesmo máquinas agrícolas por meio de um financiamento é uma prática muito comum e até mesmo benéfica tanto para o cliente, que poderá pagar o valor diluído, quanto para o banco que possuí uma série de mecanismos dispostos pela própria legislação que garantem às instituições financeiras uma certa segurança em relação a possíveis prejuízos.

Contudo, muitas instituições acabam tirando proveito desta situação, de forma ilegal, e incluem inúmeras Taxas Irregulares e cobranças abusivas para aumentar os lucros às custas do cliente. Por isso, no artigo de hoje, apresentamos uma série de cobranças comuns feitas pelos bancos e vamos destrincha-las para você descobrir se são ou não irregulares.

Antes de começarmos, um indício de que possam existir Taxas Irregulares ou Juros Abusivos é preço das Parcelas do Veículo. Se estiverem muito altas, pode ser que existam cobranças indevidas em seu contrato. Descubra agora mesmo com uma simulação gratuita clicando aqui.

 

Taxa de Abertura de Cadastro

Essa talvez seja a cobrança mais comum em uma operação de financiamento de veículo. Ela até pode ser cobrada, porque ela é utilizada para pagar um serviço de pesquisa que o banco tem a respeito da situação do crédito do cliente. Contudo, se o cliente já tiver cadastro no banco, ela é considerada uma Taxa Irregular.

 

Taxa de Emissão de Boleto

A Taxa de Emissão de Boleto, ou (TEB como é conhecida), é uma tarifa cobrada pelo banco correspondente a emissão dos carnês, ou boletos, com as prestações do veículo. A cobrança dela é ilegal, portanto se ela estiver presente em seu contrato, você tanto pode, como deve, eliminá-la.

 

IOF – Imposto de Operações Financeiras

Como o nome já diz, o IOF é um imposto e a cobrança dele é repassada do banco ao governo. Existem dois tipos de IOF, um deles é cobrado 3% ao ano e o outro é cobrado uma taxa mensal de 0,38% sobre o valor total do financiamento. Se a cobrança do IOF ultrapassar esses valores pré-estipulados, você pode solicitar a exclusão e restituição do que foi pago anteriormente.

 

SPF – Seguro de Proteção Financeira

Este cobrança, também conhecida como seguro prestamista, não é obrigatória. Entretanto, alguns bancos induzem o cliente a aceitar porque, caso ele não consiga pagar, as instituições têm o prejuízo amortizado.

Basicamente, o SPF funciona como um seguro para o cliente não ter o veículo apreendido caso ele não consiga pagar as parcelas em dia. No caso de No caso de perda de emprego, por exemplo, o seguro cobre algumas prestações, que devem ser devolvidas assim que o cliente se recolocar no mercado de trabalho.

 

Taxa de serviços de Terceiros

Essa é uma cobrança realizada pelo banco para, como o nome sugere, cobrir custos de terceiros. Porém, está taxa é estritamente ilegal, não podendo ser cobrada, em hipótese alguma, do cliente em uma operação de financiamento.

Lembrando que existem inúmeras cobranças, muitas vezes até fantasiosas, que os bancos incluem em contratos veiculares com o único intuito de se aproveitar da boa-fé do cliente e lucrar ainda mais nas operações de financiamento. Por isso, se você está pagando muito alto nas parcelas do seu veículo, mesmo tendo identificado que não há nenhuma das cobranças acima, ainda assim pode ser que você esteja pagando por Taxas Irregulares e Juros Abusivos.

Por isso, recomendamos que você procure a ajuda de um especialista para identificar o que de fato está sendo cobrado em seu financiamento. No OBomAcordo.com você encontra uma equipe formada por profissionais peritos em direito do consumidor que vão analisar minuciosamente o contrato do seu veículo para identificar e excluir todas as cobranças indevidas presentes.

Além disso, solicitaremos também a compensação do valor que foi pago de forma indevida nas parcelas anteriores em forma de desconto, para que você quite o financiamento pelo menor valor.

Portanto, não perca mais tempo! Clique aqui, faça uma simulação gratuita e DESCUBRA O REAL VALOR DO SEU VEÍCULO. Se preferir, você pode também conversar com um de nossos consultores pelo Whatsapp clicando aqui.

Por: Pedro Victor

Passeios no Feriado do Carnaval para Fugir dos Bloquinhos

Os bloquinhos já estão tornando-se tradicionais nas grandes cidades e capitais pelo Brasil afora. Contudo, nem todo brasileiro gosta de folia e bagunça na intensidade do carnaval. Pensando nisso, no artigo de hoje, separamos algumas dicas de passeio para você fazer com a família e fugir da bagunça dos blocos de carnavais.

 

SAMBA DO TREZE – BAIRRO DO BEXIGA – SÃO PAULO

Carnaval é época de samba. E quem disse que não dá pra curtir uma boa roda sem a bagunça dos bloquinhos? No tradicional bairro do bexiga acontece, todas as sextas-feiras, o Samba do Treze.

E o melhor de tudo é que ele é democrático! Rola Cartola, Alcione, Jorge Aragão, Paulinho da Viola, Nelson Cavaquinho, Noel Rosa, Fundo de Quintal, Adoniran Barbosa. Mas você pode encontrar desde gente vestindo trajes típicos da década de 1930 até galera com as roupas da moda hoje em dia.

 

IKAZAKAYAS – LIBERDADE – SÃO PAULO

Ainda em São Paulo, aproveitando a onda dos rodízios japoneses e temakerias que invadiram a cidade e literalmente, caíram no gosto do paulistano, a nova tendência para os próximos anos são os Ikazakayas – bares tradicionais japoneses. Neles você poderá encontrar bebidas típicas e comidas tradicionais da culinária oriental e, se você estiver com sorte, até achar karaokês.

Se você está afim de fazer um Happy Hour diferenciado durante o carnaval, o lugar é na Liberdade. A região já conta com alguns izakayas bem populares como o Kintaro, Bentô House e o Ikazayada.

 

PARQUE NACIONAL DO CATIMBAU – VALE DO IPANEMA – PERNAMBUCO

O estado do Pernambuco é um point dos bloquinhos de carnaval, principalmente em Olinda e Recife. Mas nem por isso o pernambucano não pode aproveitar um rolê alternativo nesse feriadão.

O Parque Nacional do Catimbau é considerado o maior sítio arqueológico do Brasil. Além disso é um dos destinos mais procurados na época de folia pela tranquilidade e por ser um passeio “barato”.  Durante o passeio você pode fazer a Trilha das Três Torres e passar por escavações naturais de rochas que variam entre as cores amarelo, vermelho e laranja. Ao longo do trilha há um mirante de onde você verá um pôr do sol alaranjado e inesquecível.

Não poderíamos deixar de citar também as pinturas rupestres, inscritas em rochas do parque. Estima-se que elas tenham até 6 mil anos de idade e que constituem uma representação da nossa pré-história.

 

BOM JARDIM – NOBRES – MATO GROSSO

Que tal fugir do carnaval para um passeio paradisíaco? No distrito de Bom Jardim, em nobres, você poderá encontrar um mundo de belezas naturais quase que intactas e pouco exploradas por turistas.

O destino fica a cerca de 150 km de Cuiabá e conta com rios cristalinos, grutas e cachoeiras de perder o fôlego. É quase impossível não comparar Nobres com a cidade de Bonito, no Mato Grosso do Sul. A grande diferença entre as duas cidades é que Nobre tem preços muito mais baixos.

Por Pedro Victor