O que acontece na Busca e Apreensão de Veículos?

Quem financia um veículo e, por qualquer dos motivos, atrasa uma parcela, sempre relata que a financeira liga imediatamente com ameaças de Busca e Apreensão. Apesar de parecer um ato ilícito a primeiro momento, também pela gravidade de como acontece o procedimento, o pedido de Busca e Apreensão é amparado por lei e contrato.

Outro fato que poucos clientes sabem é que o pedido pode ser feito a partir das primeiras Parcelas Atrasadas do Financiamento, contudo as financeiras costumam esperar em média o acúmulo de três prestações para iniciar o processo. Mas o que acontece depois que o veículo for pego na Busca e Apreensão? Se você não sabe, hoje nós vamos lhe explicar.

Suas parcelas estão atrasadas e você não sabe mais o que fazer? Clique aqui e veja como OBomAcordo.com pode te ajudar.

Após a ação de Busca e Apreensão ser iniciada, um oficial de justiça comparecerá em sua casa solicitando a posse do veículo. Além disso, você receberá uma intimação para Quitar o Financiamento no prazo de 5 dias. Caso o contrário seu carro ficará em posse do banco e ele poderá leiloá-lo para recuperar o investimento.

Se no momento em que o oficial de justiça comparecer a sua residência não encontrar você ou o veículo, o mesmo deixará uma citação do processo ao devedor, com os mesmos critérios e o prazo de 5 dias para Quitar o Financiamento. Neste processo você não corre o risco de ser preso, ao menos que você se recuse a entregar o veículo com resistência ou violência.

Depois de ter o veículo em posse através do processo de Busca e Apreensão, se o cliente não Quitar o Financiamento no prazo estipulado, o banco ou a financeira operadora do seu financiamento alocará seu veículo em um pátio para que, posteriormente, seja leiloado e o montante arrendado será utilizado como abate em sua dívida em aberto. Porém, se o valor obtido no leilão for menor que o correspondente a sua dívida, você continuará com um saldo remanescente e terá que fazer um novo acordo com os credores para abater a diferença.

Em média, quando um veículo vai a leilão, o valor arrendado costuma ser de 30% a 40% menor do que o valor da tabela FIPE. Ou seja, se o cliente financiou um carro de 50 mil no valor da tabela FIPE, o banco arrenda um valor de aproximadamente 30 mil. Além de perder o veículo, o cliente continua devendo os outros 20 mil.

Mesmo para quem é leigo no assunto, sabendo dessas informações, dá para perceber o porquê desta prática ter se tornado tão comum, logo que as financeiras estão recebendo lucros exorbitantes por causa disto. Para se ter uma ideia, ao ano, 210mil veículos são apreendidos no território nacional. Considerando que em 2017 foram financiados algo em torno de 2 milhões de veículos zero, este número representa mais de 10% dos veículos financiados.

Este é mais um dos motivos para as mesmas incluírem valores de Juros Abusivos em seus contratos: para aumentar o valor das prestações e condicionar o consumidor a ter as Parcelas do Financiamento Atrasadas. Por isto, se você está com dificuldades para Quitar o Financiamento ou acha que está pagando muito alto por ele, recomendamos que você realize agora mesmo uma Ação Revisional de Financiamento, para que possa rever todas as irregularidades presentes em seu acordo e até Reduzir o Valor das Parcelas.

Se for o seu caso, nada melhor do que fazer essa revisão com uma empresa confiável e com experiência no mercado. No OBomAcordo.com você encontra todas estas qualificações, graças a nossa equipe formada por profissionais especialistas em mediação, revisão e direito do consumidor que garantem aos nossos clientes plena excelência no atendimento e na resolução de seu caso.

Quer saber mais? Acesse agora mesmo nosso site oficial clicando aqui e utilize nossa ferramenta de simulação gratuita para saber em instantes o quanto você poderá economizar no valor das parcelas com nosso serviço de Ação Revisional de Contrato. Se preferir, converse agora mesmo com um de nossos atendentes por meio de nossas redes sociais Facebook ou Whatsapp, estamos disponíveis para lhe dar todo o suporte necessário.

Por: Pedro Victor

 

 

 

Deixe um comentário