5 dicas para regularizar o financiamento atrasado?

5 Dicas para regularizar o financiamento atrasado.

Financiamento atrasado? Conheça algumas opções para regularizar a situação!

O atraso nas parcelas do financiamento do veículo traz uma série de problemas que tiram o sono de qualquer pessoa. Um deles é o risco da perda do veículo para o banco na ação de busca e apreensão.

Se você  tem um financiamento atrasado com parcelas acumuladas e não sabe que atitude tomar, saiba que é possível resolver o seu problema antes que o cenário se torne irremediável.

Mas para  isso, primeiramente é  necessário  conhecer as opções  que mais se adequem a sua realidade. Se interessou pelo tema? Continue a leitura deste post e conheça 5 maneiras como regularizar o financiamento atrasado.

Boa leitura!

 

1-Busque o refinanciamento do veículo

Se a situação fugiu do controle e você notou que já não é possível  manter o pagamento das parcelas  do financiamento, uma boa alternativa de negociação  para resolver o seu  problema é o refinanciamento do carro.

Nesse caso valores devidos são recalculados gerando um prazo maior até que ocorra a quitação, funcionando como uma troca de contrato…

Com isso,  é possível a diminuição nos valores das parcelas, de maneira que elas se encaixem no bolso do consumidor com problemas financeiros.

Porém, vale ressaltar que ao optar por esse tipo de negociação você pagará mais juros que serão incluídos até a quitação do financiamento.

 

2- Devolução amigável do veículo

Em casos mais extremos, onde não há possibilidade alguma de  realizar o pagamento das  parcelas, a  entrega do veículo ao banco  como meio de pagamento da dívida pode ser uma opção.

A depender da negociação feita com o banco, o saldo devedor é anulado e a dívida quitada, no entanto, é  comum que o carro devolvido seja leiloado por um valor  muito abaixo do mercado…

Podendo haver situações em que o valor arrecadado seja menor que o valor devido, e o dinheiro recebido não cubra a dívida,

Causando prejuízo financeiro ao cliente que no final além de perder o carro, tem  somente parte da dívida quitada. 

 

3-Substituia o veículo por um modelo mais barato

É comum que a situação financeira mude na ocorrência de algum imprevisto como a diminuição da renda,   ou até mesmo desemprego…

Nessas circunstâncias  pode ser que o valor das parcelas fique muito  pesado, dificultando o pagamento, uma boa maneira de regularizar a situação e sair da crise  nesse caso, é a substituição do veículo.

Sabemos que ter um carro novo é o sonho da maioria das pessoas, no entanto, investir num modelo usado pode ser um meio de  quitar a dívida e manter o pagamento  em dia.

Quando você opta por fazer a troca do  seu veículo por um de menor, é feita a devolução do veículo, quitando a dívida (caso haja parcelas atrasadas)…

O valor restante é   utilizado como entrada num outro veículo de menor custo e o valor das parcelas  ajustados à realidade financeira  atual.  

 

4- Transfira  a dívida do financiamento

Essa  opção pode ser a solução mais indicada para quem está com dificuldade de pagar as parcelas do financiamento em dia.

A principio, você deverá comunicar ao banco,  que é o responsável legal do veículo, antes de passar a dívida do carro  para um terceiro..

A instituição avaliará o histórico do novo comprador, do mesmo modo que foi feita a  análise quando você solicitou o financiamento.

Depois disso fará uma proposta de financiamento para finalizar o pagamento do valor pendente, ocorrendo a aprovação do financiamento,  você conseguirá transferir a divida  do carro…

Nesse contexto, a sua dívida deixará de existir,  ficando  e o restante das parcelas sob responsabilidade novo  do comprador.

 

5- Entre com uma ação revisional

Se a sua situação financeira não é a  mesma de quando você firmou o contrato como banco, a revisão do contrato é uma possibilidade!

De acordo com o CDC- Código de Defesa do Consumidor, a revisão do contrato é um direito que pode ser solicitado sempre que o consumidor estiver com dificuldades para realizar o pagamento das parcelas do financiamento..

Ou caso você desconfie que está pagando taxas de juros abusivas no seu contrato. A ação revisional   é um instrumento jurídico que serve para verificar  se há cobranças abusivas no contrato…

Funcionando  como um meio de regularizar o contrato com juros condizentes  com o mercado. Além do mais, em alguns casos é possível solicitar a devolução dos valores pagos em excesso à cobrança abusiva.

Para solicitar a ação revisional do contrato por se tratar de um instrumento jurídico, deve ser solicitado por um advogado. 

Nós podemos te ajudar!

No Brasil infelizmente é bastante comum a presença de cláusulas abusivas  no contrato de financiamento, o  resultado disso é o encarecimento  das parcelas…

Que acaba dificultando o pagamento e tornando o consumidor cada vez mais endividado. Na maioria das vezes é  necessário apenas a cobrança justa e parcelas que caibam no orçamento familiar..

Se você está nessa situação e desconfia que está pagando juros abusivos no contrato. Busque uma empresa especializada como O Bom Acordo!

 Fale agora com um de nossos especialistas e conheça nossas soluções!

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário