Como funciona e em quais situações ocorre a penhora?

Como funciona a penhora de bem

A penhora de bens está diretamente ligada a alguma dívida que determinada pessoa possui. Existem alguns casos em que há um contrato prevendo a alienação de algum bem, como carros ou casas. Salário ou imóvel cuja finalidade é a moradia da família são bons exemplos de bens impenhoráveis.

Quer saber tudo sobre penhora de bens? Então dê uma lida nesse artigo. Garantimos que será bastante útil.

O que é penhora de bem? 

Você está em sua casa assistindo televisão com a família tranquilamente.

De repente vem aquela ligação constrangedora onde alguém te faz ameaças falando que irá penhorar os seus bens. Muitas pessoas ficam assustadas com tal ameaça justamente porque desconhecem todos os seus direitos e os limites de quem está fazendo a cobrança.

Penhora de bens é quando um devedor tem os seus bens tomados para pagar alguma dívida que está em mora. Contudo, qualquer tipo de penhora somente pode ocorrer por meio de um processo judicial.

Ou seja, a penhora de bens é uma fase de um processo judicial. Nesse sentido, o processo deverá ser analisado por um juiz que concederá ou não autorização de penhora mediante provas apresentadas. Entretanto, muitos credores utilizam-se dessa falta de conhecimento para ameaçar os devedores, inclusive com ligações insistentes e perturbadoras.

Um fato muito comum é a alegação que o devedor irá perder a casa, carro e até mesmo bens pessoais como televisões, notebooks, etc. Dessa forma o devedor fica com medo acreditando que de uma hora para outra policiais e oficiais de justiça irão invadir suas casas para tomar-lhe os bens. Contudo não é isso que acontece.

Quem, alguma vez, já financiou um veículo ou está pagando ainda por ele já deve ter ouvido falar no termo Busca e Apreensão. Temido por muitos, a Busca e Apreensão é utilizada, de certa forma, até como ameaça nos call centers pelo Brasil afora em ligações de cobrança. Mas, você sabe como de fato acontece a Busca e Apreensão de um Veículo?

Como muita gente ainda tem dúvida, no artigo de hoje, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre a Busca e Apreensão de veículos. Contudo, antes de começar, temos uma dica essencial para quem está com as Parcelas do Financiamento em Atraso e sofreu ameaças de Busca e Apreensão. Basta clicar aqui para descobrir como renegociar as parcelas atrasadas em seu financiamento e garantir uma excelente redução nos valores com auxílio de uma equipe de profissionais.

 O que é uma Busca e Apreensão de Veículos?

O processo de Busca e Apreensão é uma “ferramenta” legal que o banco ou financeira tem à sua disposição, caso o cliente comprador do veículo não consiga Quitar as parcelas do financiamento em dia. Ela é como se fosse uma garantia que dá ao banco a posse do bem financiado para evitar possíveis ações de “calote” e má-fé dos seus clientes.

Levando em consideração outros detalhes, a Busca e Apreensão é algo benéfico para os dois lados. Já pensou como seria difícil financiar um veículo sem outras garantias? Ou a operação ficaria muito cara, logo que os bancos teriam que cobrir eventuais prejuízos, ou seria praticamente inviável consegui-la sem não houvesse outro meio para provar.

 Quando acontece a Busca e Apreensão?

Existe uma “crença popular” que a Busca e Apreensão só pode acontecer após a terceira Parcela Atrasada no Financiamento. Entretanto, apesar de esperarem em média três meses, por contrato, os bancos podem solicitar a apreensão do veículo após a primeira prestação atrasada.

 O que acontece com o veículo após a Apreensão?

Após o veículo ser apreendido, ele será realocado em um pátio para, em seguida, ser leiloado. A partir daí, o dinheiro arrecadado com a venda dele no leilão será utilizado para abater as parcelas atrasadas e o valor que restava para você quitar o financiamento.

Se o valor arrendado no leilão for menor que todas as suas dívidas somadas, além de perder o seu veículo, você será obrigado a pagar a diferença.

 Há alguma maneira de reverter a Busca e Apreensão de um veículo?

A única maneira de reverter a Busca e Apreensão, após o veículo ser apreendido, é Quitar o Financiamento por completo, incluindo as parcelas atrasadas e os valores restantes do contrato. 

Por isso, se você tem Parcelas Atrasadas no seu Financiamento, independente de quantas, recomendamos que você faça o possível para quitá-las e, a melhor maneira, é contar com a ajuda de especialistas. No O bom Acordo, você encontra uma equipe de peritos que vai renegociar todos os valores em aberto do seu financiamento e ainda garantir uma excelente redução dos valores ao eliminar cobranças indevidas como Taxas Irregulares e Juros Abusivos, com direito à restituição dos valores já pagos em forma de desconto.

Portanto, não perca mais tempo! Clique Aqui e veja como renegociar as parcelas em atraso com desconto para você evitar a Busca e Apreensão do seu veículo. Se preferir, você também pode nos enviar uma mensagem pelo nosso Chat.

Deixe um comentário