Dicas de finanças de fim de ano: saia ou evite ficar no vermelho

Dicas de finanças de fim de ano: saia ou evite ficar no vermelho

As dicas de finanças de fim de ano englobam uma série de passos que vão te ajudar na quitação de dívidas, a se preparar para gastos que saem do orçamento, bem como evitar a negativação do seu CPF. 

Diante disso, separamos tudo o que você precisa saber do assunto, mesmo com as festas prontas para acontecer. Inclusive, com uma dica especial para janeiro, que chega acabando com muitos planejamentos financeiros. 

Boa leitura! 

1# Seja realista e avalie o que pode ser feito 

Não é segredo que, por diversas vezes, você acaba por planejar uma série de coisas que acabam não sendo cumpridas. 

Isso acontece por não considerar as surpresas ou arrombos que ocorrem no orçamento, gerando gastos superiores e prejudicando a saúde da sua carteira (e sua saúde mental). 

Dessa forma, a regra é ser realista e considerar alguns aspectos, nessa exata ordem: 

  • Quanto de dinheiro você tem agora; 
  • Quanto terá quando receber o que há para ser recebido; 
  • Faça as contas e pague suas contas; 
  • Avalie quando irá receber novamente e qual será o valor; 
  • Defina quanto pode gastar com festas e presentes, definindo um valor máximo. 

A partir desses 5 passos, fica um pouco mais fácil ter algum controle, já que essa época acaba sendo um pouco mais emotiva. Inclusive, na dica abaixo, vamos falar sobre a compra de presentes e escolha das festividades. 

Retomando, aqui é importante manter a ordem no que se refere ao seu dinheiro, evitando surpresas em janeiro ou mesmo que a seu fim de ano acabe sendo ruim. 

2# Dicas de finanças de fim de ano: comprando presentes e escolhendo as festas 

Agora, vamos a questão que, anualmente, envolve um planejamento financeiro que deveria ter começado anteriormente. 

Inclusive, uma dica especial é começar a pensar no assunto desde o começo de ano. Se você começar a fazer listas, comparar preços e comprar os presentes por volta de agosto, irá economizar muito dinheiro. 

Simultaneamente, se combinar com familiares e amigos sobre as festas de fim de ano ou mesmo se escolher viajar, pode organizar a partir de março. Logo, escolhe os melhores pacotes, economiza e mais. 

Porém, como já estamos no final do ano, a dica para a escolha e compra dos presentes é seguir alguns passos práticos, confira: 

  • Faça uma lista de quem quer presentear; 
  • Escolha os presentes considerando o valor máximo que definiu previamente; 
  • Comece a procurar esses presentes e compare os preços; 
  • Considere presentear no início do ano, principalmente se encontrar um bom valor nos presentes online. 

Dica de ouro: uma dica especial é escolher pequenas lembrancinhas, como coisas que você mesmo faz ou compra em quantidade, o que sai mais barato. 

Além disso, considere que o foco não é o presente, mas mostrar o quanto se importa. E você pode fazer isso de outras formas. 

Já no quesito festas, só escolha participar daquelas que realmente cabem no seu orçamento e evite gastos desnecessários. Converse com seus amigos e familiares sobre o assunto para todos economizarem. 

3# Fique de olho nas compras por impulso e “promoções” 

Entre as dicas de finanças de fim de ano, está a atenção quanto a 2 tópicos comuns desse período. 

Em primeiro lugar, as compras por impulso. 

Geralmente, essas compras acontecem por você encontrar objetos incríveis, condições especiais ou itens que não ficam disponíveis fora dessa época. 

Porém, com a internet, você pode comparar rapidamente os valores e encontrar praticamente tudo, em qualquer dia do ano. Para isso, é preciso ficar atento. 

Uma dica é nunca sair pelas lojas sem ter uma ideia do quanto pode ou quer gastar. Sendo assim, comece avaliando os preços online, crie uma tabela e evite os grandes centros comerciais. 

Se você sempre compra por impulso, precisa começar a evitar, sair com pouco dinheiro, limitar tudo aquilo que vê e até buscar auxílio profissional. 

Em contraponto, quando falamos em promoções de fim de ano, você deve redobrar a atenção. 

Acontece que os comerciantes/empresas entendem que o volume de compras aumenta entre novembro a janeiro. Já que as pessoas “precisam comprar”. Ou seja, naturalmente gastam mais. 

Logo, muitos negócios aumentam o valor ao longo dos últimos meses do ano e, com a chegada das festividades, os valores não ficam tão acessíveis assim. 

Então, veja se o valor realmente é bom ou não e compre com consciência. 

4# Outras dicas de finanças de fim de ano na prática 

Por fim, existem algumas dicas práticas que vão lhe ajudar a garantir um fim de ano (e início) mais tranquilo. 

  • Embalagens: reutilize embalagens ou aproveite opções mais baratas; 
  • Amigo oculto/secreto: é algo simbólico, cuidado com os gastos excessivos e economize, salvo quando há pouquíssimos presentes a serem comprados; 
  • Crianças: não as leve nas compras, defina exatamente o que será comprado e crie limites; 
  • Roupas e acessórios: prefira usar aquilo que já tem, customize e evite novas compras. 

+1: dica especial para começar o ano 

Enfim, se você é daqueles que gasta no fim do ano e se esquece que janeiro traz novos gastos, como veículos e material escolar, todo cuidado é pouco. 

Dessa forma, comece agora a considerar esse aspecto agora e garanta uma reserva para o final de ano. A regra é considerar os gastos que virão e pensar no longo prazo. 

Isso significa definir o quanto irá gastar nesse final de ano, o quanto precisa economizar para janeiro e quando irá receber novamente. Tudo isso impacta em como serão as coisas.

Assim, algumas dicas valiosas incluem: 

  • Começar agora o seu planejamento financeiro para o próximo ano; 
  • Finalizar todas as contas que puder: prefira pagar tudo a gastar com o supérfluo; 
  • Lembre-se que é mais importante a sua estabilidade que a opinião de terceiros; 
  • Defina o que quer para o próximo ano, considerando o que realmente é possível; 
  • Zere tudo: aproveite o que aprendeu, deixe o negativo e foque no seu futuro. 

Enfim, agora que você conhece as dicas de finanças de fim de ano, comece a apostar nessa mudança. A nossa recomendação é fazer isso a partir de agora, sem deixar para o próximo dia ou ano e garantir maior estabilidade financeira. 

Gostou das nossas dicas! Então, siga a gente nas redes sociais! Estamos no Facebook, LinkedInInstagram, Twitter e YouTube!

 

Deixe um comentário