Os 6 maiores erros cometidos pelas pessoas endividadas.

Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) em junho de 2015 revelou que 62% das famílias brasileiras estão endividadas. Com isso, mais de 55 milhões de brasileiros estão com alguma dívida em atraso. Embora seja uma situação bem comum, muita gente não sabe como lidar com as dívidas, prejudicando ainda mais o seu orçamento pessoal. Se você está enfrentando esse problema confira – e evite – os seis maiores erros cometidos por pessoas endividadas.

 

Não reconhecer o problema

Uma conta que não foi paga nunca é “apenas uma conta atrasada” e, sim, um indicativo de que algo não está bem em sua saúde financeira. O mesmo vale para carnês que se acumulam ou para o pagamento apenas do mínimo do cartão de crédito, mês após mês.

De acordo com outra pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), mais de 70% dos brasileiros têm uma noção errada do que é estar endividado. Reconhecer o problema com as dívidas, dessa forma, deve ser o primeiro passo para que você consiga restabelecer sua situação.

Não ter prioridades

Desejar pagar todas as dívidas de uma só vez é garantia de insucesso, perda de recursos e até mesmo de mais endividamento. Nessas horas, o mais indicado é conhecer as dívidas e estabelecer prioridades entre quais devem ser pagas primeiro.
As dívidas com mais juros ou que impliquem em ações legais mais intensas, como despejo ou penhora, devem receber prioridade.

Fazer novas dívidas

Pessoas endividadas, que reconhecem seu problema e ainda assim continuam contraindo novas dívidas estão cometendo um erro que pode ser fatal para a vida financeira. Fazer compras a prazo, no cartão de crédito ou mesmo pedir empréstimos quando já está endividado é ainda pior para a toda a situação.
Se você está com dívidas em atraso ou orçamento comprometido, atenção: evite fazer novos comprometimentos financeiros antes de quitar os atuais.

Não economizar

Quando as dívidas surgem e começam a se acumular, é fundamental repensar o orçamento e torná­lo menos pesado. Mesmo assim, muitas pessoas endividadas insistem em não economizar e mudar temporariamente o padrão de vida. Com mais dívidas a pagar e o mesmo rendimento, o resultado é um ciclo vicioso de dívidas e orçamento pessoal comprometido. Devido a diversos fatores, a situação pode ter saído do controle e as dívidas já terem se acumulado. Nesses casos, o maior erro é não procurar ajuda, que pode ser conseguida ao contratar uma consultoria especializada na solução de dívidas financeiras. A consultoria é responsável por renegociar dívidas, revisar juros e melhorar a situação do orçamento. Tentar lidar sozinho com as dívidas quando elas já saíram do controle, portanto, pode causar ainda mais prejuízos.

Os maiores erros cometidos por pessoas endividadas se relacionam com falta de planejamento, de educação financeira e de reconhecimento do problema. Por isso, ao ficar endividado é fundamental fazer ajustes no orçamento pessoal e não deixar que as dívidas cresçam indefinidamente.

Não negociar a dívida

Você tem uma dívida, mas não tem como pagá-la toda de uma vez. O que fazer? Nesses casos, é fundamental que você procure meios de negociar suas dívidas e evitar seu crescimento e acúmulo de juros. Deixar a dívida crescer sem negociação é um dos maiores erros e apenas fará com que seu nome fique sujo e sua dívida, ainda maior.

O ideal nessa situação, é solicitar a ajuda de profissionais especializados em renegociação, para evitar a adesão de Juros Abusivos. No OBomAcordo.com você encontra profissionais especialistas em regularização de contratos de financiamento veiculares que lhe darão todo o suporte necessário para renegociar sua dívida e ainda reduzir os valores em aberto eliminando cobranças irregulares como Taxas Irregulares e Tarifas Excessivas, além de evitar o processo de Busca e Apreensão do Veículo em decorrência das parcelas atrasadas no financiamento.

Portanto, se você está passando por isso, não perca mais tempo. Clique aqui e acesse nosso site oficial para dar início à regularização de seu financiamento ou, se preferir, entre em contato com um de nossos especialistas por meio de nossas redes sociais ou facebook. Estamos sempre a postos para te indicar a melhor solução.

 

 

Deixe um comentário