Portabilidade de Crédito: Entenda como funciona

Portabilidade de Crédito: Entenda como funciona

Muita coisa pode acontecer no mundo das finanças e uma delas é a possibilidade de transferência de dívida entre uma instituição para outra, através da portabilidade de crédito.

Se você contratou um empréstimo financeiro em uma instituição, e depois de um tempo conseguiu achar outras instituições com taxas de juros menores com relação a que vem pagando, será possível a transferência desse financiamento ou empréstimo para a instituição que desejar. 

O que é portabilidade de crédito?

Portabilidade de crédito nada mais é que a transferência de uma dívida de um banco para outro. Pode ser realizada pelo contratante da modalidade, a partir do momento que perceber ser mais vantajoso.

E se está se perguntando se o seu empréstimo ou financiamento se enquadra fique tranquilo. Pois qualquer tipo de crédito, seja crédito consignado, cheque especial, financiamento de veículo ou até mesmo crédito pessoal pode ser realizado a portabilidade.

Para aquelas pessoas que contrataram um empréstimo, a opção de portabilidade pode ser vista como algo extremamente vantajoso. Pois se você não  fez a pesquisa básica em todas as instituições para descobrir qual oferta a melhor taxa, pode mudar de ideia quando encontrar uma opção melhor.

Essa opção de Portabilidade de Crédito foi criada no ano de 2013, pelo Banco Central do Brasil, justamente com o intuito de criar concorrência entre as instituições financeiras.

Dicas antes de realizar a portabilidade de crédito

  • Estude a sua dívida

Antes de você sair por aí simplesmente pesquisando a menor taxa de juros, é muito importante saber todas as informações da sua dívida. Isso é, quanto ainda está devendo, a quantidade de parcelas que ainda resta, data de vencimento, o valor exato de cada parcela, e uma das mais importantes é a taxa de juros mensal e anual que vem sendo cobrada.

Caso não tenha acesso a alguma dessas informações, a instituição tem o prazo de até 15 dias após o início do contrato do empréstimo para fornecer essas informações. Se esse prazo já se encerrou,  você deverá ir até a instituição e exigir que te seja fornecido. 

  • Pesquise e compare

Após reunir todas essas informações da sua dívida, é o momento de pesquisar as instituições financeiras e condições que são oferecidas. Não deixe passar informações como por exemplo: taxas de juros e prazos. Algumas instituições financeiras oferecem um tipo de simulação em seu site, onde será possível visualizar todas essas questões. Dessa forma você encontra as condições mais adequadas ao seu momento financeiro atual.  

  • Faça você a proposta

Conseguiu encontrar o Banco ideal? Esse é o momento de entrar em contato com a instituição financeira que está desejando transferir a sua dívida e fazer uma proposta para eles. Mas lembre-se, isso é considerado uma negociação, então esteja ciente que a instituição financeira pode a qualquer momento recusar sua proposta.

Mas, se for aprovado, o processo de portabilidade deve ser resolvido entre as instituições envolvidas, isso é: o novo banco deverá ficar responsável em pagar o valor restante da dívida para a instituição antiga, e a partir disso você passa a assumir a dívida com a instituição escolhida como nova. Caso a instituição opte por recusar a sua proposta, ela deverá colocar em papel o motivo pelo qual está recusando a proposta.

Pode parecer algo confuso, e realmente é, por isso algumas pessoas muitas vezes optam por uma consultoria financeira para resolver questões com contratos.

Deseja uma consultoria contratual? Clique aqui e converse com nossos consultores em revisão contratual!

  • Não se esqueça das tarifas

Achou mesmo que seria só isso? Ambas instituições não podem de forma alguma realizar a cobrança de tarifas pela portabilidade de crédito. Mas a nova instituição pode solicitar uma abertura de conta nova, e nesse caso por exemplo existe a cobrança de tarifa e a instituição não estaria errada. Fique atento , eles sempre tentarão criar formas para, de alguma maneira, sair cobrando por algo a  mais. Então, indicamos que fique esperto referente a condições ofertadas para evitar qualquer surpresa desagradável pelo caminho.

Qual a vantagem da Portabilidade de Crédito?

Uma das principais vantagens é poder fazer a troca de uma dívida para outra instituição com opções de juros mais vantajosas. Como você pode optar por trocar a instituição financeira com quem fechou o contrato, na portabilidade é possível buscar opções de bancos que oferecem juros mais baixos. 

Dessa forma, você poderá seguir tranquilamente pagando pelo seu financiamento ou empréstimo sem se endividar. 

Além disso, existem outras vantagens. Confira a seguir:

1 – Não paga custos extras para fazer a portabilidade 

2 – Não existem restrições de valores, pois é possível fazer a portabilidade de qualquer valor 

3 – Você pode centralizar suas linhas de créditos em um só lugar. Por exemplo, se você tem 2 empréstimos e  cada um está em um banco diferente, ao fazer a portabilidade você deixa os dois em uma instituição só. Isso facilita na hora de fazer os pagamentos.

A Solução pode estar na consultoria especializada

Se você está inadimplente  e ainda não sabe como fazer para regularizar a sua situação, busque ajuda de uma empresa especializada como O Bom Acordo, que é referência em acordos e revisões contratuais…

Com o Bom Acordo você tem a facilidade de ter suas dívidas negociadas de forma simples e justa.  Nossos profissionais altamente  capacitados estarão em busca de um acordo onde você só vai pagar o que a lei permite.

Somos especialistas em negociação de dívidas em atraso, por isso negociamos todos os tipos de dívidas, como cartão de crédito, empréstimos, entre outros…

Entre em contato com um de nossos especialistas em  direitos do consumidor.

 

Deixe um comentário