Taxa de Juro de Empréstimo: Entenda como calcular

Taxa de Juro de Empréstimo: Entenda como calcular

Taxa de Juro de Empréstimo: Entenda como calcular: Hoje, nós queremos te ensinar sobre taxa de juro de empréstimo, ajudar também a entender melhor sobre como funcionam as taxas de juros em um determinado empréstimo e como fazer o cálculo correto dos valores a serem pagos.

Toda vez que você faz a solicitação de um empréstimo na instituição financeira ou deixa de quitar uma conta no prazo estipulado, na maioria das vezes são cobrados os “juros” na parcela. Você com certeza em algum momento já ouviu falar sobre ele, mas você sabe o que eles significam? Se não sabe vamos dar uma breve explicação.

O brasileiro já está acostumado a sofrer com juros, afinal, me diz ai quem nunca sentiu no bolso o juro de alguma negociação? Seja por algum empréstimo, algum financiamento ou até mesmo no atraso de alguma fatura de conta ou cartão. Os juros são definidos de formas diferentes, tem dois tipos, os juros compostos e os juros simples.

Taxa de Juro de Empréstimo: Entenda como calcular

Juros Composto x Juros Simples

Geralmente, os juros simples pagos ou recebidos durante um determinado período são uma porcentagem fixa do valor do principal que foi emprestado ou investido.

Dois bons exemplos de empréstimos com juros simples são os empréstimos para aquisição de veículos e os juros devidos sobre linhas de crédito, como cartões de crédito.

Juros compostos

Imagine uma pessoa desorganizada financeiramente, que não conseguiu pagar as suas contas e, todo mês, a sua dívida aumenta porque os juros começam a incidir sobre os juros já existentes, essa bola de neve podemos chamar de juros compostos.

Os juros compostos geralmente são fatores importantes nas transações comerciais, investimentos ou produtos financeiros. Eles estão normalmente ligados a itens que se estendem por vários períodos ou até mesmo por anos.

Juros Simples

Já o juros simples já é calculado com base em um valor fixo que é chamado de capital inicial. Trata-se de uma porcentagem do capital inicial que é aplicada durante um certo período. Um fator importante também a se destacar é de que o valor do juros simples não se altera no decorrer dos meses, menos mal não é mesmo?!

O cálculo da taxa de juros de empréstimo

Primeiro, você precisa saber que toda operação financeira tem mais do que juros inclusos. Na maioria dos casos podem ter algumas taxas de serviços também,  taxas e encargos bem como já explicamos em artigos anteriores aqui no Blog.

Sobre as taxas de juros de empréstimos incidem 3 fatores principais:

  • juros;
  • taxa;
  • prazo de pagamento.

Quais as diferenças de juros entre os tipos de empréstimos?

Sendo bem simples e objetivo, quanto menor o risco do credor levar um calote, menor será a taxa inserida no seu empréstimo.

Empréstimo de Baixo risco

Empréstimos de baixo risco são o tipo mais seguro para o credor, geralmente costuma ter taxas de juros mais acessíveis ao solicitante do empréstimo. Isso acontece porque é dado algo como garantia em troca do valor emprestado, como por exemplo algum bem que você tenha.

Empréstimo de Médio risco

No empréstimo de médio risco nós temos taxas que são um pouco mais altas, pois não existe um bem que garanta o pagamento em caso de calote, então de alguma forma tem que compensar o risco para a instituição.

Nesse caso, podemos citar os empréstimos pessoais que não exigem garantia. Eles são aprovados com base no seu histórico financeiro, se estiver com suas contas em dia, pagar tudo na data certa, certamente será aprovado..

Empréstimo de Alto risco

Neste caso, além de não pedirem garantia alguma para serem liberados, são disponibilizados rapidamente para o solicitante.

Os mais conhecidos são os juros do cartão de crédito e do cheque especial. Seu risco é alto pois são disponibilizados automaticamente, sendo o primeiro pelo financiamento da fatura e o segundo como um crédito pré-aprovado junto à conta bancária.

O recomendável é você evitar ao máximo essa opção, pois pode acabar comprometendo boa parte do seu orçamento mensal, podendo levar ao rápido endividamento.

E como posso calcular os juros do empréstimo de um modo que seja mais fácil?

Depois de ver todos esses critérios, esperamos que você fique mais familiarizado com o mundo dos Juros, nem tudo é um bicho de 7 cabeças, agora, uma forma simples de se calcular o juro do empréstimo. Confira:

M = P (1 + i)n

M = montante;

P = principal;

i = taxa de juros;

n = número de parcelas

Nesse texto, nós explicamos o que são os juros de empréstimo, e também como eles podem ser calculados. Caso desconfie que esteja sofrendo com a cobrança de Juros Abusivos você pode recorrer e reverter essa situação. Somos especialistas nesse assunto e contamos com ótimos profissionais em nossa equipe

Deixe um comentário