Dívida caduca? Mitos por trás do assunto

Dívida caduca? Mitos por trás do assunto

O número de endividados aumenta cada vez mais com o passar dos meses, e em consequência disso, o resultado é algumas dívidas se acumulando e comprometendo seu orçamento.  Com isso, algumas dúvidas podem aparecer quando bate aquele desespero, e talvez uma delas seja saber se a dívida com o passar dos anos pode ou não caducar. Desde já deixamos aqui o alerta que nem tudo é tão simples assim como parece, e deixar que isso aconteça pode te trazer problemas maiores dos que já tem.

No final de 2021 pesquisas realizadas mostraram o quão preocupante a economia terminou o ano, o número de inadimplentes chegou a alcançar cerca de 63 milhões de pessoas. Isso só mostra a dificuldade dos brasileiros em conseguir quitar a dívida e seguir com as contas em dia.

Linkando com nosso principal tema de hoje, se a dívida pode ser “perdoada” ou não, existem muitas desinformações com relação a esse assunto importantes serem discutidas. Afinal, quem quer ter prejuízo por alguma informação que não recebeu corretamente, não é mesmo?

Por isso, continue aqui conosco para entender melhor sobre esse assunto e conhecer os mitos que podem te prejudicar por trás disso!

A dívida caduca após completar 5 anos?

Em primeiro lugar, a dívida se não for paga nunca irá deixar de existir. Porém, o que pode acontecer é que após completar 5 anos ela deixará de constar nos órgãos de proteção ao crédito como Serasa ou SPC. Isso quer dizer que se caso alguma empresa consulta seu CPF nesses portais após completar esses 5 anos de dívida, não irá encontrar pendências. Porém, não significa que ela deixará de existir.
Por outro lado, não compensa deixar que a situação chegue nesse ponto. Pode ser bem tentador “simplesmente” abandonar a dívida e fingir que ela nunca existiu. No entanto, sempre terá consequências para seus atos e nesse caso não será diferente.
Para deixar mais claro, conforme mencionamos no começo a dívida não irá sumir, ela vai sim continuar ativa no seu CPF e provavelmente a empresa credora cobre com afinco o pagamento, exigindo retratação daquilo que não foi pago. Isso já demonstra a necessidade de ir atrás de quitar sim essa dívida antes que a situação piore.

Outro ponto importante para não esquecer é que ao ter seu nome sujo, pode encontrar diversas dificuldades e limitações financeiras no decorrer do caminho, e coisas simples que pode nem estar cogitando, como a abertura de uma conta bancária ou a solicitação de um cartão de crédito.

No momento que tiver uma dívida em aberto com uma instituição financeira, sempre terá um aviso quando outras instituições financeiras buscarem pelo seu CPF. Dessa forma então, futuramente caso tente adquirir algum bem por meio de um financiamento ou um empréstimo, provavelmente haverá negativa por esses motivos.

 

Mas e se falarmos que há um jeito muito mais rápido, seguro e legal de resolver suas dívidas?

 

A melhor forma de você se livrar da inadimplência é ter maior controle sobre suas finanças pessoais, agora, pode achar difícil conseguir encontrar o equilíbrio novamente. É fundamental avaliar seus rendimentos e despesas a fim de identificar onde é possível economizar. Isso evita gastos desnecessários até que o orçamento fique controlado novamente. Mas sabemos que nem sempre o erro está nas nossas atitudes, muitas vezes recorrer ajuda de especialistas é a única alternativa que resta.

Quando seu nome fica sujo significa que você foi incluído em um cadastro de proteção ao crédito, como o SPC ou SERASA.  Esse, normalmente, é o ápice para qualquer dívida, bloqueando seu acesso ao crédito e a muitas outras facilidades. Um nome sujo, inclusive, pode dificultar o processo caso esteja procurando por emprego.

Uma dívida que constantemente atrapalha seu planejamento financeiro é uma dívida que está no caminho dos seus sonhos, afinal, você não consegue se planejar adequadamente para fazer um investimento em algo que você deseja, pois, boa parte dos recursos disponíveis é utilizada para tentar quitar a dívida e se livrar dela de vez te impossibilitando de tomar algumas atitudes essenciais para regularização.
Por isso, quando seu nome passa a ficar sujo é sinal de que a dívida saiu tanto do seu controle a ponto de uma medida desse tipo ter sido tomada e que, portanto, você precisa de ajuda profissional para conseguir se livrar do nome sujo. Com a ajuda certa, inclusive, não apenas você consegue quitar a dívida e limpa o seu nome como também consegue condições e valores mais facilitados. Por exemplo, algumas condições melhores de pagamento e até parcelamentos.

Solução definitiva para a sua dívida

Uma prática muito comum entre as instituições financeiras é cobrar os chamados juros abusivos em seus produtos. Isso ocorre, principalmente, em financiamentos veiculares, cartão de crédito, cheque especial ou na solicitação de empréstimos financeiros. A prática consiste em embutir nas parcelas taxas e valores que são muito maiores do que a média considerada justa pelo Banco Central. Ou então, arrecada-se  valores acima do estipulado pelas cláusulas do contrato assinado. Dessa forma acaba ficando quase impossível conseguir quitar o financiamento.

O que poucos sabem é que existe um recurso chamado revisão contratual, que basicamente busca por essas inconsistências e que as repara na justiça. No OBomAcordo.com você encontra profissionais peritos que farão uma análise minuciosa no seu contrato com intuito de eliminar essas cobranças indevidas e reduzir as parcelas do financiamento do seu veículo.

Faça agora mesmo uma simulação gratuita acessando o nosso site e descubra, dentro de poucos instantes, o quanto seus valores em aberto podem reduzir. Se preferir, entre em contato com um de nossos consultores por meio de nossas redes sociais e Facebook, estamos sempre dispostos para te ajudar.

Achou interessante? Você pode fazer sua análise entrando em contato com um de nossos especialistas.

Deixe um comentário